Edilson Baldez inaugura em Açailândia novo espaço do SESI-MA para saúde e qualidade de vida do trabalhador

Data: 21 de setembro de 2022

AÇAILÂNDIA- A cidade de Açailândia, localizada a 70 km de Imperatriz, foi mais um dos municípios contemplados com obras de reforma e ampliação da unidade do Serviço Social da Indústria (SESI/MA). E nesta quarta-feira (21), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (SESI-MA), Edilson Baldez, entregou à população do município as novas instalações do Centro de Atendimento ao Trabalhador da Indústria do SESI. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas, empresários e convidados. A inauguração faz parte da programação dos 54 anos da FIEMA, comemorado no próximo dia 27 de setembro.

Em seu pronunciamento, o presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, enfatizou a relevância dos investimentos feitos em Açailândia, que representa o 4º maior PIB do Maranhão. “Com essa nova unidade do SESI em funcionamento, o setor industrial de Açailândia poderá contar com suporte de qualidade do SESI direcionado aos empresários, funcionários e à população”, frisou.

Com foco na qualidade de vida dos industriários, o Centro de Atendimento ao Trabalhador da Indústria do SESI configura-se em um novo espaço para as empresas industriais e comunidade em Açailândia, assim como para os trabalhadores da indústria e seus dependentes, com atendimentos voltados à medicina do trabalho, serviços odontológicos, esporte, lazer e educação, com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

No novo espaço, indústrias, comunidade e trabalhadores têm à disposição serviços em quatro grandes áreas: saúde e segurança do trabalho (consultas ocupacionais, odontologia, palestras, exames complementares, assessoria e programas legais); promoção da saúde (como ginástica laboral, imunização, atividades físicas e esportivas) e educação (Educação de Jovens e Adultos).

O superintendente regional do SESI, Diogo Diniz, reforçou o compromisso da instituição em promover a qualidade de vida do trabalhador e seus dependentes. “Aqui temos uma unidade em expansão e pronta para atender a classe industrial. Aqui temos saúde, educação, qualidade de vida em uma unidade pensada para o industrial, trabalhadores e comunidade”.

Foram investidos cerca de R$ 7 milhões com a obra de reforma, ampliação e modernização da unidade que tem capacidade de 500 atendimentos por dia, divididos em seis especialidades médicas, além de realizar exames especializados. A unidade conta ainda com bloco destinado à educação, com turmas da Educação de Jovens e Adultos, articulado com os cursos de Qualificação Profissional do SENAI.  O modelo integrado, em local único, proporciona aos pacientes conforto, bem-estar, rapidez e segurança.
O secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira, que representou o governador do Estado, Carlos Brandão, na inauguração, destacou que a unidade do SESI irá trazer benefícios à cidade. “É um importante investimento que soma com uma cidade promissora que é Açailândia. Essa unidade do SESI, sem dúvidas vai trazer inúmeros benefícios à região”.

Para o presidente da FIEPA, José Conrado, que esteve representando o presidente da CNI, Robson Braga, as novas instalações do SESI demonstram o compromisso da federação com a região. “Estou muito em feliz em participar da inauguração dessa unidade que possui instalações modernas e com certeza irá contribuir com as empresas industriais dessa importante cidade do Maranhão”.
Entre as vantagens da chegada do Centro de Atendimento do SESI a Açailândia está a tabela diferenciada de valores para os trabalhadores da indústria local, assim como a oferta de serviços com preços acessíveis a toda a população. Somado a isso, a construção de quadras, ginásios e pista de cooper são diferenciais da unidade, que disponibilizará à população açailandense atividades físicas como funcional, aeróbica, futsal, futebol, vôlei de areia, beach tênis e outras modalidades de esporte.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), José Conrado, representando o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, o 1º vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo; o diretor regional do Senac, Airton Lopes; presidente da Jucema, Sérgio Sombra; presidente da ACIA, Marcelo Santana; diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; coordenadora regional do IEL, Michele Frota;  diretores da Federação, entre outros.