Empresários questionam candidatos ao Senado sobre temas relacionados ao desenvolvimento do setor produtivo

Data: 22 de setembro de 2022
Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

São LUÍS - Durante o Encontro, os candidatos ao Senado foram questionados sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento do setor produtivo do estado. Ao final das apresentações de Flávio Dino e Roberto Rocha na última terça-feira, (20/09), os representantes das entidades empresariais promotoras do Encontro entregaram os seguintes documentos: Agenda Institucional do Sistema Comércio, Propostas e Recomendações de Políticas Públicas de Turismo, Agenda Legislativa da Indústria, Propostas da Indústria para Eleições 2022 e a Agenda Legislativa da Ação Pró-Amazônia. Além da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), são promotoras do Encontro a ABIH, ACM, AMASP, ASCEM, AJE, CDL, CIMAR, FAEM, FAEMA, FCDL e FECOMÉRCIO.

O candidato Flávio Dino defendeu o imposto sobre grandes fortunas; a simplificação tributária e do licenciamento ambiental. Disse ainda que as Zonas de Processamento de Exportação são um instrumento importante de desenvolvimento, mas que as ZPEs não são uma redenção e que não acredita que o imposto único seja implantado no Brasil. Por fim, Flávio Dino enfatizou que acreditava na associação e na convergência de esforços públicos e privados.

Roberto Rocha criticou os baixos indicadores econômicos e sociais do estado; a perda da capacidade de investimento do Maranhão e o aumento da alíquota do ICMS da energia elétrica. Ele defendeu a Zona de Exportação do Maranhão; a criação de uma solução que substitua a receita oriunda do aumento de tributos e a elaboração de projetos para a realização de obras necessárias ao desenvolvimento. Roberto Rocha finalizou lembrando que os 50 municípios com os priores indicadores sociais do Brasil estão no Maranhão.

O Encontro com Candidatos a Senador pode ser assistido na íntegra no Youtube.