IMPERATRIZ – Responsáveis por mais de 1,3 milhão de postos de trabalho formais criados no Brasil, de janeiro a agosto 2022, e representando 71,7% do número total de empregos no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, as Micro e Pequena Empresa (MPEs) são de extrema importância para a economia brasileira, sendo responsável por importante parcela do PIB e por grande parte dos empregos formais no país.
No mês em que se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE) o Sistema Indústria listou alguns serviços com foco no aumento de competitividade, desempenho, inovação e exportação realizados pelo Sistema Indústria por meio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) para promoção do desenvolvimento das MPEs dos setores industriais em nosso estado.
SERVIÇOS:
SABER COMO FINANCIAR E COMO FAZER UM EMPRÉSTIMO É O CAMINHO PARA O CRESCIMENTO – O NAC é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações Estaduais de Indústria, que ajuda as micro, pequenas e médias empresas a ampliarem seu acesso ao crédito. Essas intermediações entre empresa e instituição financeira são feitas por meio de convênios com o Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste, assim como o Sebrae, que visam ações conjuntas de fomento do desenvolvimento sustentável e apoio creditício e soluções em serviços aos associados da FIEMA.
Além disso, um novo serviço que a ser ofertado em breve pelo NAC Maranhão é o de elaboração de projetos de investimento para financiamento e subvenção à inovação, voltado às empresas clientes da rede.
Para mais informações, o NAC atende exclusivamente empresas industriais de todo o estado, e fica sediado no prédio da FIEMA, em São Luís. O telefone para contato é o (98) 3212-1860.
QUER EXPORTAR? VEM QUE A GENTE TE AJUDA! – No Maranhão, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIEMA têm a missão de orientar e incentivar as empresas maranhenses na identificação de oportunidades de negócios no comércio internacional, expandindo a cultura exportadora no Maranhão.
O CIN executa atividades de Promoção Comercial, a exemplo de Emissão de Certificados para Exportação; Encontros de Negócios; Recepção de Delegações Estrangeiras e Ações em parceria com a APEX Brasil; assim como atividades de Capacitação, como Seminários e Workshops e Cursos de orientação para exportação.
A FIEMA, via CIN, é a única entidade do Maranhão habilitada pelo Ministério da Economia para a emissão de todo tipo de Certificado de Exportação, o que dá segurança e garante vantagens para as exportações dos mais variados tipos de produto.