Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



SENAI inaugura obras de reforma e ampliação de unidade Raimundo Franco Teixeira, em São Luís


Data: 11 de novembro de 2022
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS - A reforma do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Raimundo Franco Teixeira (SENAI - CEPT RFT), no Monte Castelo, teve por objetivo modernizar a estrutura física das áreas de eletroeletrônica, eletrotécnica, tecnologia da informação, tecnologia e inovação, vestuário e alimentos e bebidas, além dos ambientes pedagógicos e administrativos. Foram realizados investimentos de mais de R$ 11,3 milhões que permitiram aumentar a oferta de cursos, laboratórios e equipamentos para atender as demandas da Indústria 4.0 no Maranhão.  

 

Durante a inauguração nesta sexta-feira (11/11), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Conselho Regional do SENAI, Edilson Baldez das Neves, disse que a escola Raimundo Franco Teixeira está totalmente modificada, atualizada e com condições de atender a todos os grandes projetos instalados do Maranhão, a todas as médias e pequenas empresas.  

 

“Nós realmente formamos, preparamos a mão de obra para a indústria dentro e fora do Maranhão. Então, é motivo de grande satisfação ver o resultado dos investimentos feitos para equipar e modernizar a escola, com oferta de tecnologia e inovação. O aluno que se forma no SENAI está preparado para assumir em qualquer empresa industrial”, garantiu Baldez.  

 

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, participou da solenidade de inauguração da obra. “Quero parabenizar a FIEMA, por intermédio do SENAI, por entregar a unidade toda revitalizada, modernizada, com novos cursos que estão sendo oferecidos. É muito importante que as oportunidades que surgem em nossa cidade, em nosso estado, fiquem pra quem é daqui. Isso só é possível por meio de uma mão de obra qualificada e é esse o trabalho que o SENAI e a FIEMA fazem ao longo de diversos anos”, elogiou Braide.  

 

As obras de reforma e ampliação consideraram a readequação do layout interno; substituição das instalações elétricas e hidrossanitárias; sistema de combate a incêndio e sistema de proteção atmosférica; instalação de redes de dados; recuperação de pisos, forros e telhados; readequação do sistema de drenagem pluvial; além de reforma e ampliação dos 7 blocos da unidade educacional. A unidade atende os diversos setores industriais com ofertas de cursos nas modalidades de qualificação, aperfeiçoamento, técnico de nível médio e aprendizagem, além da prestação de serviços em tecnologia e inovação. 

 

O diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda, explicou que foi revitalizada toda a parte da construção civil da unidade em São Luís, assim como as bases tecnológicas da unidade.  “O nosso o objetivo é dar maior suporte, melhoria ao nosso estado em termos de educação profissional e tecnológica, capacitação dos nossos docentes e oferta de novos cursos. Este é um evento importante pra nós e um marco histórico”, disse Arruda, frisando que todas as oito unidades do SENAI no Maranhão estão sendo revitalizadas.  

 

Participaram da inauguração representes do Governo do Estado, de entidades de classe e de empresas industriais que possuem sólidas parcerias com o SENAI. Entre os presentes, estavam o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), desembargador Paulo Velten, o deputado estadual eleito, Fernando Braide, o vereador Marlon Botão, o vereador Marcos Castro, o secretário de Estado da SEDEPE, José Reinaldo Tavares, além de diretores da FIEMA e colaboradores do SENAI. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, falou que a obra é importantíssima para o nosso estado porque permite que as pessoas possam se qualificar e se lançar no mercado de trabalho. “Estamos em franca expansão, um mercado pujante aqui no nosso estado que necessita dessa mão de obra qualificada, tecnológica, e o SENAI tem toda a capacidade para ofertar esses cursos para população”, destacou.  

Helder Teixeira, diretor da Alumar, lembrou que o SENAI-MA sempre prima pela qualidade em tudo que faz. “Parabenizo pela revitalização daquela que foi a primeira unidade do SENAI no Maranhão. Para nós é muito importante a educação e a preparação das pessoas para trabalharem na indústria, agora e no futuro”, destacou Teixeira.  

 

Durante a inauguração, o engenheiro Sérgio Melo, da Equatorial Energia, que participou do projeto, recebeu uma homenagem in memoriam. José Jorge Soares Leite, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Energia, esteve na solenidade e agradeceu a homenagem ao colega. Nas palavras dele, Sérgio Melo teve a capacidade de enxergar o futuro, de ir mais longe, ao iniciar essa parceria inédita com o SENAI. Trata-se da Escola de Eletricistas.  

 

“Temos uma parceria extremamente exitosa com o SENAI, que é a Escola de Eletricistas, para trabalhar na linha de frente das nossas atividades, que precisa ser feita com muito profissionalismo, com capacidade, tecnologia e segurança. Atualmente, 40% da nossa força de trabalho nessa área já é formada por mulheres”, destacou Leite.  

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste