A hora de aprovar o Plano Diretor de São Luís é agora

Data: 28 de novembro de 2022
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – Em artigo publicado recentemente, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, defendeu a aprovação do Plano Diretor de São Luís como forma de organizar a cidade e garantir interesses coletivos. Ele destacou que a demora na tramitação do Plano Diretor, que já dura mais de uma década, dificulta a expansão socioeconômica da cidade e freia a atração de projetos e investimentos produtivos, além de inibir a instalação de novas empresas pela falta de regras claras e objetivas.

Baldez citou o exemplo das plantas da indústria cimenteira e de outros segmentos que estão funcionando por meio de liminares concedidas pela Justiça, o que causa insegurança às empresas do setor. Ele enfatizou que somente com a aprovação definitiva desse aparato jurídico a cidade poderá planejar o seu futuro e se preparar para a chegada de investimentos estruturantes e multiplicadores da economia.

Uma cidade organizada depende de planejamento adequado e isso só é possível com a aprovação do Plano Diretor. Baldez deixou claro que esse instrumento não foi concebido para beneficiar a indústria, o comércio, o segmento de prestação de serviços, a construção civil ou o ramo imobiliário, isoladamente. O Plano Diretor é um conjunto de leis necessárias a uma cidade organizada e que garanta os interesses coletivos.

Baldez conclamou a união de forças para a aprovação do Plano Diretor. Para aprovação desse aparato jurídico ainda este ano necessária a adesão do governo do Estado, do Prefeito de São Luís, dos legisladores municipais, do Ministério Público Estadual, das classes políticas, das associações de bairros, das academias, dos trabalhadores, dos profissionais liberais, dos formadores de opinião e da população.