Cresce o número de pessoas empregadas no 3º trimestre de 2022

Data: 2 de dezembro de 2022
Fotos: CNI
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – O Brasil registra o crescimento de cerca de 787.765 novos trabalhadores segundo o Cadastro Geral de Pessoas Empregadas (CAGED). No terceiro trimestre do ano, o número de contratações superou o de demissões em todos os setores da economia. O Nordeste seguiu a mesma linha, com um saldo de 204.072 novos contratados, sendo assim, 25.9% das vagas do Brasil estão na região. Já o Maranhão registra 71.816 trabalhadores formais no trimestre, o que equivale a 9,0% do aumento do emprego registrado na região nordestina e 2,3% do incremento nacional.

Todos os setores da economia maranhense registram saldos positivos. A área da construção civil apresenta os maiores resultados no emprego formal de todas as atividades industriais maranhenses, com 62,4%, seguida das indústrias de transformação, com 34,2%. A indústria maranhense criou 1.637 novos empregos formais nesse trimestre e a nordestina cerca de 64.029 novas vagas. Dessa maneira, fica evidenciada a progressiva retomada do crescimento do emprego formal na economia do Brasil.

Os segmentos das Indústrias Extrativas, as atividades de Eletricidade e Gás e os serviços de água e esgoto, atividades de gestão de resíduos e descontaminação demonstram menor contribuição para empregos formais. Esse resultado provém do Monitoramento do Emprego Formal, que é uma pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).