Representantes da FIEMA acompanharam desembarque de peças de foguete que será lançado de Alcântara

Data: 5 de dezembro de 2022
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – O desembarque dessa carga especial aconteceu no último sábado, 03/12, no aeroporto de São Luís. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Edilson Baldez, e os vice-presidentes executivos Luiz Fernando Renner e Celso Gonçalo acompanharam de perto esse momento histórico para a consolidação do Centro Espacial de Alcântara (CLA). Élcio Oliveira, diretor da startup sul-coreana INNOSPACE, recepcionou a comitiva da FIEMA. A chegada da carga é parte do planejamento para que uma empresa privada envie um foguete ao espaço a partir de Alcântara pela primeira vez.

Edilson Baldez ressaltou que “esse é um momento histórico para o Programa Espacial Brasileiro, e especialmente para o Maranhão, diante das oportunidades que serão criadas com a instalação da indústria aeroespacial em nosso estado”.

Será a primeira vez que uma empresa privada enviará um foguete ao espaço a partir de Alcântara. Isso só foi possível devido ao acordo assinado em 3 de maio desse ano, quando a INNOSPACE, startup espacial sul-coreana para pequenos veículos lançadores, assinou um acordo com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV.  O projeto de sistema de navegação inercial tem o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos do governo brasileiro) e da AEB (Agência Espacial Brasileira).

Será o primeiro voo de teste suborbital para validar o motor de primeiro estágio do HANBIT-Nano, que é um pequeno lançador de satélites de dois estágios, capaz de transportar uma carga útil de 50 kg.  O HANBIT-TLV levará a bordo a carga SISNAV, um sistema de navegação inercial que está sendo desenvolvido pelo DCTA e outras instituições. Eles verificarão se o SISNAV opera bem em ambientes específicos como vibração, choque e alta temperatura, que ocorrem em todo o processo desde a decolagem e durante o voo transatmosférico.