Conexão Negócios, do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores, discute ESG

Data: 14 de dezembro de 2022
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), reuniu empresários para discutir governança ambiental, social e corporativa (ESG) na última edição do ano do Conexão Negócios. Na ocasião, empresas certificadas ou recertificadas no PROCEM, que completa 20 anos em 2022, foram homenageadas.

O coordenador do PDF, Carlos Jorge Taborda, explicou que o Conexão é uma oportunidade para que empresários façam networking e isso estimule a realização de negócios. A primeira edição do Conexão negócios aconteceu há um ano e todas têm um tema central. O tema da última quarta-feira, 14/12, foi ESG, da sigla em inglês Environmental, Social e Governance. As empresas Eneva e Montisol falaram sobre suas experiências com governança ambiental, social e corporativa.

Elizabeth Teles, coordenadora de responsabilidade social da Eneva, explicou que a empresa possui uma diretoria de sustentabilidade com foco em três compromissos: redução das emissões de gases de efeito estufa, melhoria nos índices de progresso social e no reflorestamento, especialmente em área da Amazônia Legal nos sete territórios onde atua.

“Com ESG as empresas passam a olhar para outras questões que vão além do lucro. Nós nos preocupamos com qualificação da mão de obra local porque entendemos que isso gera novos pequenos negócios, o que fortalece a economia local. Em Santo Antônio dos Lopes, onde atuamos, tivemos um aumento da economia circular e do nível de escolarização, por exemplo. A imagem da empresa que se importa com as pessoas, com o meio ambiente e com o desenvolvimento da região é completamente diferente no mercado”, explicou Elizabeth.

Já Fernando Braga, coordenador de ESG da Montisol, contou que a empresa desenvolvia ações pontuais e que este ano decidiu criar um programa para integrar a área. “Temos foco no social, trabalhamos muito forte com as lideranças, envolvemos os funcionários e trouxemos as comunidades para dentro da empresa, inclusive no momento de recrutarmos para novas vagas. ESG sem escuta ativa não é ESG”, frisou Braga.

Certificação – Durante o Conexão Negócios, 11 empresas foram certificadas no PROCEM Qualidade. São elas: ABF Engenharia, A-calm, DR Controle de Pragas, Fórmula Zero, Gama Construções, LLucena Infraestrutura, Safemed, Samed, Uniclima, Vitta Job e Megamix.

A diretora de obras da LLucena Infraestrutura, Raquel Rojo, explicou que a empresa é maranhense, já atua em nove estados, tem alcançado um crescimento exponencial nos últimos anos e na casa dos três dígitos em 2022. “É impossível você crescer sem planejamento, sem controle e sem organização e o PROCEM veio muito para agregar nesse tipo de processo dentro da nossa empresa. Essa é a nossa primeira certificação no PROCEM e isso vai virar padrão. Além disso, vamos buscar outras certificações, como a ISO 9001”, antecipou Raquel.

Algumas empresas foram homenageadas por terem o maior número de certificações no PROCEM nesses 20 anos do programa. São elas: Tecnobray, Centro Elétrico, Elétrica Visão, Edeconsil, Dínamo Engenharia e Selava Lavanderia. A Tecnobray, assim como Dínamo Engenharia, na oportunidade também foram recertificadas. Francisca Leite Campos de Souza, analista de qualidade, segurança e meio ambiente da Tecnobray, disse que a empresa obteve mais de 15 certificações do PROCEM desde 2014. “Buscamos a certificação para imprimir mais qualidade em tudo que fazemos e isso abriu muitas oportunidades para nós. A certificação do PROCEM é como um cartão de visitas para nós e nos dá ainda mais credibilidade”, resumiu Francisca.

O superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, César Miranda, lembrou que a qualidade é fundamental para o sucesso das empresas e para o fortalecimento da economia do estado. “Agradecemos as empresas que constroem o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores todos os dias porque só assim tornamos o Maranhão mais competitivo. O PDF tem muitos casos de sucesso e o Sistema FIEMA, com SESI, SENAI e IEL, estão à disposição das empresas”, finalizou.