Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



É a hora de fortalecer o associativismo


Data: 17 de janeiro de 2023
Crédito: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de comunicação e eventos - COCEV

O setor industrial vem enfrentando momentos desafiadores nos últimos anos e o papel desempenhado pelos sindicatos empresariais e pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) tem sido de protagonista na reintegração do processo de competitividade e produtividade.

 

Um dos caminhos para estimular a atuação sindical patronal e garantir uma representação empresarial robusta e ativa em proteção dos interesses do setor é a contribuição sindical anual.

 

Esta contribuição dos sindicatos patronais torna exequível o custeamento das atividades das entidades representativas na defesa de interesses e na representação junto aos órgãos governamentais e fóruns de deliberação. Um dos benefícios desta contribuição viabilizadas pelas entidades patronais, são os convênios e a cooperação entre sindicatos e empresas, alavancando novos negócios e desenvolvimento econômico.

 

TABELA DE CONTRIBUIÇÃO – Diante da notoriedade do associativismo empresarial e do valor que ele representa, a FIEMA ofereceu aos seus associados a tabela atualizada para aplicação da alíquota de imposto sindical.

 

O recolhimento da contribuição patronal é proporcional ao capital social registrado na Junta Comercial do Estado, e se dá mediante a aplicação de alíquotas, conforme faixas de incidências, conforme aprovado pela diretoria da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) em dezembro de 2022. Para facilitar o cálculo da contribuição anual, a tabela progressiva pode ser acessada clicando neste link.

 

É levado em consideração o capital social, ou seja, o valor da empresa no ano anterior para a determinação de valores. Dessa forma, o percentual devido, com alíquotas variando entre 0,02% e 0,8%, é proporcional ao tamanho da empresa.

 

Não havendo no Estado sindicato representativo de determinada categoria econômica específica, a contribuição deverá ser recolhida em favor da FIEMA.

 

Para emitir a Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical Urbana (GRCSU), os empresários podem enviar e-mail para joseaboud@fiema.org.br ou entrar em contato pelo telefone (98) 3212 1826.

 

Veja aqui a tabela 2023 da Contribuição Sindical 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste