Estão abertas as inscrições para o Programa Canteiro Escola 2023

Data: 26 de janeiro de 2023
Fotos: Veruska Oliveira
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – Estão abertas até o dia 09 de fevereiro as inscrições para o Programa Canteiro Escola 2023. Os 60 alunos selecionados para atuar como pedreiro de revestimento e pintor de obras imobiliárias receberão bolsa-auxílio, alimentação, transporte e fardamento. Nesta segunda edição do Programa, alunos e professores trabalharão na restauração dos Palácios Arquiepiscopal e do Comércio, no Centro Histórico de São Luís.

Na edição anterior do Programa Canteiro Escola, um instrumento de gestão compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada em prol do patrimônio arquitetônico de São Luís, foram restauradas as quatro fachadas do Mercado das Tulhas, no Centro Histórico.

Desta vez a missão é recuperar o reboco dos Palácios Arquiepiscopal e do Comércio, a pintura externa, assim como as esquadrias em madeira, grades, gradis/guarda-corpo em ferro forjado e fundido. Ainda será revisada a cobertura na área da platibanda (calhas, rufos e condutores de águas pluviais) do Palácio Arquiepiscopal de São Luís.

As empresas parceiras entram com patrocínio para cobrir custos com a alimentação, transporte e fardamento dos alunos; Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como capacetes, luvas, máscaras, óculos e botas, além de ferramentas. Esta semana foi assinado contrato entre a Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FMPH), Sindicato das Empresas de Construção Civil (Sinduscon) com as empresas Gomes Sodré, a B2O Partners e o SESC, que se tornaram parceiros do Programa.

A formação dos futuros pedreiros e pintores será realizada novamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Maranhão (SENAI-MA). São 60 vagas distribuídas entre as funções de pedreiro e pintor com 640 horas de aulas teóricas e práticas.

A coordenadora de Educação Profissional, Tecnológica e Inovação do SENAI-MA, Luciene Marzano, lembrou que os alunos contarão com acompanhamento pedagógico de monitores que se formaram na turma anterior, especialmente nas questões prática e de segurança. As aulas para a turma de pedreiro devem iniciar no final de fevereiro. Os alunos que concluírem todas as etapas com êxito receberão certificação de Qualificação Profissional do SENAI.

As inscrições para participar do Programa Canteiro Escola 2023 podem ser feitas pelo link https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/seletivos/. O processo seletivo será conduzido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que integra o Sistema FIEMA. Para se inscrever, o candidato precisa ter idade a partir de 18 anos e ensino fundamental. Além de alimentação, fardamento e transporte, os selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 300,00. A lista com a convocação dos candidatos será divulgada dia 10 de fevereiro.

Os candidatos selecionados passarão por entrevista social, de caráter eliminatório, a partir do dia 13/02/2023. A relação final dos candidatos aprovados será divulgada no dia 15/02/2023 no site www.fiema.org.br. Para sanar dúvidas e obter outras informações, os interessados podem ligar para (98) 99207-5842 ou enviar mensagens para o e-mail canteiroescola.slz.ma@gmail.com.

O Canteiro Escola fortalece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de São Luís, Patrimônio Mundial. O objetivo do Programa é formar mão de obra para a construção civil com especificidade na tecnologia construtiva de edificações históricas, visando à conservação do patrimônio arquitetônico da capital maranhense.