Índice de Confiança do Empresário Industrial cai no Maranhão em fevereiro de 2023

Data: 17 de fevereiro de 2023
Fotos: CNI
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Maranhão obteve uma variação negativa de -1,1 pontos no mês de fevereiro. Apesar da queda, o indicativo de confiança dos empresários maranhenses permanece acima da linha divisória dos 50 pontos. No Brasil e no Nordeste, obteve variação positiva de 2,0 e 1,8 pontos, respectivamente.

No setor da construção civil é registrada uma variação negativa de 13,8 pontos no ICEI de fevereiro. Já a indústria extrativa/transformação registrou, pelo terceiro mês consecutivo, variação positiva, marcando 57,3 pontos no mês da pesquisa.

O indicador que se refere às condições atuais da economia brasileira cresceu 4,5 pontos segundo o índice geral, apesar de manter-se abaixo da linha de 50 pontos. Quanto às empresas, o indicador apresenta uma variação positiva de 7,5 pontos, o que representa posição melhor que a do mesmo mês em 2022.

As expectativas para o estado crescem cerca de 0,8 ponto em relação à economia brasileira e às empresas. Há declínio de 7,7 na economia brasileira e -3,4 nas empresas. As expectativas para os próximos seis meses se mostram positivas para o estado e empresas e estão acima dos 50 pontos. Embora existam fortes expectativas negativas de que o índice de construção civil não ultrapasse 50 pontos em alguns setores, há otimismo entre os empresários da indústria tanto para o país quanto para a empresa.