Empreendedorismo na panificação: inovação, qualidade e bom atendimento

Data: 15 de março de 2023
Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – Para quem deseja empreender na área de panificação, é preciso se profissionalizar. Há vagas no mercado, mas faltam padeiros.  Pensando em oportunizar uma experiência enriquecedora a quem quer ou já atua na área, o SENAI e a empresa Moinhos Cruzeiro do Sul se uniram para promover o I Workshop de Páscoa para duas turmas nos dias 14 e 15/03.

O chef João Medeiros, pós-graduado em gastronomia e com especialização na França, foi o convidado para ministrar o treinamento. Os alunos - entre empreendedores, estudantes, jovens aprendizes e profissionais da panificação - aprenderam mais do que as receitas de Colomba Pascal, Pão Gallup e de mini Brioche de Sonho de Valsa. Eles receberam lições sobre qualidade, inovação e atendimento ao cliente.

O chef João Medeiros aprendeu em lugares como França, China, Taiwan e Espanha as muitas dicas que compartilhou com os alunos. Com 30 anos acumulados de conhecimento, ministra cursos em todo o Brasil pela Moinhos Cruzeiro do Sul. “É preciso inovar, usar a criatividade e se profissionalizar. No SENAI você chega sem saber nada e sai um profissional. Também é necessário ter matéria-prima de qualidade, saber compor o preço dos produtos e garantir um bom atendimento ao cliente”, resumiu Medeiros.

O I Workshop de Páscoa reuniu duas turmas com 25 alunos cada uma nos dias 14 e 15 de março. As aulas ocorreram no Laboratório de Alimentação da unidade do SENAI no Monte Castelo, que dispõe de toda a infraestrutura de equipamentos necessária. Rômulo Duarte, supervisor de Vendas da Moinhos Cruzeiro do Sul, disse que a empresa já tem parcerias com o SENAI no Maranhão ao abrir as portas para aprendizes industriais que fazem aulas práticas na empresa.

“Hoje a grande carência do setor de panificação chama-se padeiro. Essa parceria vem para reforçar a formação de profissionais que possam suprir essa necessidade, ocupando as vagas disponíveis no mercado”, ressaltou Duarte. O coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI, Francisco Gaspar, explicou que capacitações como essa buscam trazer para os públicos interessados tendências do setor de panificação e confeitaria.

E para quem sonha em empreender na área ou já está no mercado e precisa de capital de giro para deslanchar, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), forneceu informações valiosas. “O NAC faz a ‘ponte’ entre os empresários e bancos como BNDES e Banco do Nordeste para facilitar a aquisição de maquinário, por exemplo, inclusive para quem é microempreendedor individual”, explicou Didier Correia.

Carlos Henrique de Souza Pinho,47, participou do I Workshop de Páscoa. Há oito anos ele começou a trabalhar como ajudante de padeiro e logo vislumbrou uma oportunidade de seguir na área e crescer na profissão. “Assim que comecei a trabalhar na panificação eu decidi que precisava me qualificar. Virei padeiro e não parei de me capacitar. É por isso que eu estou aqui para aprender novas técnicas com o chef porque precisamos sempre inovar”, contou Carlos.

Mesmo para quem ainda não está na área, mas gosta de cozinhar, o workshop foi um momento único de aprendizado. Cleane Maria de Alencar, 50, falou que costuma colocar em prática receitas que vê na internet, mas que nem sempre o resultado é bom. Impactada por um curso do SENAI em São José de Ribamar, ela resolveu participar do workshop. “Esta é uma oportunidade de tirar dúvida para não cometer mais os mesmos erros. Eu amo cozinhar para a família e quero fazer dessa atividade uma profissão”, antecipou a ex-cabelereira. O SENAI Maranhão possui uma série de capacitações para quem já está na carreira de panificação e confeitaria ou deseja ingressar.