Campanha "SOS Enchentes - Indústria Solidária'

Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Cocev/São Luís

1.O QUE É A CAMPANHA?

Ação de mobilização DAS ENTIDADES DA CLASSE EMPRESARIAL em favor das vítimas das enchentes em apoio ao Governo do Maranhão.

2.OBJETIVO?

- Minimizar o sofrimento e os prejuízos das famílias atingidas pelas enchentes no estado. A iniciativa reúne a FIEMA, SESI, SENAI, IEL, CIEMA, ACII e os sindicatos industriais.

- Convocar empresas de todos os portes e de todos os setores industriais para contribuir.

2.CENÁRIO?

Mais de 50 municípios maranhenses foram afetados pelas chuvas. Os dados são atualizados constantemente. Até o momento, aproximadamente, 2 mil famílias estão desabrigadas e passaram a ocupar prédios públicos, como escolas e ginásios, e até barracas. Outras 3.923 mil famílias estão desalojadas, sendo abrigadas por familiares, vizinhos ou amigos. Os dados são do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

O número de pessoas afetadas de alguma maneira pelas enchentes que não poder ir ao trabalho ou à escola, já passa de 30 mil

2.O QUE PODE SER DOADO?

-  A recomendação é que sejam doados itens como:

- Água mineral, cestas básicas e produtos de higiene pessoal e limpeza (fraldas geriátricas e infantis), entre outros itens

3.QUEM PODE DOAR?

-Empresas

-Instituições públicas e privadas;

-Autoridades e organizações;

-Pessoas físicas.

5. ATÉ QUANDO PODE SER DOADO?

- Enquanto durar o decreto de estado de emergência.

4.ONDE POSSO ENTREGAR AS DOAÇÕES?

- Em São Luís: SEBRAE Multicenter Negócios e Eventos

- Em Imperatriz : Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII)

5.COMO VAI SE DAR A DOAÇÃO?

- As entidades do Sistema FEIMA realizarão o acompanhamento das entregas dos donativos à Defesa Civil que será responsável pela logística para os municípios atingidos.

6.CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES?

Daniel de Aguiar Ribeiro (CIEMA) – daniel@cimar.org.br – telefone (98) 983251472

1. POR QUE O SISTEMA FIEMA ESTÁ NESTA CAUSA?

Não é a primeira vez que a indústria, pela atuação da FIEMA, atua nesse sentido. Já mobilizamos esforços em outras situações de calamidade pública em anos anteriores, como enchentes e pandemia da COVID-19, para atender comunidades e famílias impactadas pela calamidade.

8. COMO O SISTEMA FIEMA VAI ATUAR PARA MINIMIZAR OS PREJUÍZOZ CAUSADOS PELAS CHUVAS?

SESI:

• Doação de cestas básicas e colchões
  • Suporte logístico
  • Serviços de saúde:
  • Consultas médicas em clínica geral e pediatria
  • Consultas oftalmológicas
  • Circuito saúde
  • Testes rápidos e vacinação
  • Farmácia básica
  • Exames laboratoriais
  • Eletrocardiograma
  • Odontologia em clínica básica