Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Simetal realiza apresentação de pesquisa com associados para levantar necessidades do setor metalmecânico


Data: 20 de abril de 2023
Crédito: Cocev Imperatriz
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ- O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Imperatriz (SIMETAL), Ernani Júnior, promoveu na noite da quinta-feira (20), reunião para apresentação de uma pesquisa de levantamento de necessidades do setor metalmecânico realizada com associados do sindicato, que tiveram a oportunidade de responder via questionário sobre as necessidades do setor e os serviços prestados por entidades que compõe o Sistema S, em Imperatriz. 

Entre as perguntas da pesquisa foram levantados pontos sobre os serviços ofertados pelas entidades, os cursos tanto na área de gestão como os técnicos e profissionalizantes, programa de estágio, dificuldades de gestão, maiores demandas de mão de obra, entre outras.  O questionário foi enviado a todos os associados que puderam apontar suas necessidades individualmente. 

Segundo o presidente do Simetal, Ernani Junior, a ação teve por objetivo tratar com todas as casas do Sistema S, a fim de que elas solucionem e atendam de forma mais precisa a demanda principal do sindicato, contribuindo assim, para o crescimento das indústrias, o aumento do número de associados e a qualidade das indústrias. 

“Esse diálogo foi provocado após viagem a Minas Gerais, que é um estado modelo nesse quesito por conseguir atender as reais demandas das empresas dos sindicatos. Ter as entidades do Sistema S presentes e de forma simultânea foi algo estratégico para que possamos avançar e adequar cada vez mais as demandas de acordo com a nossa realidade local”, pontua o presidente do Simetal, Ernani Junior. 

Participaram da ação o superintendente regional do SESI, Diogo Lima; a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar; o gerente do SENAI, Juares Sanches; a gerente do Sebrae, Márcia Martins, e empresários do segmento e associados do sindicato. 

PESQUISA - A pesquisa idealizada pelo líder do SIMETAL foi baseada nos produtos e serviços ofertados pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). 

Segundo a pesquisa, quando o assunto é gestão, as principais dificuldades enfrentadas pelas empresas são a falta de mão de obra qualificada, concorrência com a informalidade, altos custo de produção, burocracia causada pela legislação trabalhista, entre outras.  

A pequisa revelou ainda que as principais demandas por mão de obra que podem ser atendidas pelo SENAI estão na área de tornearia, soldador Mig/Mag, Sistema de ar e suspensão para implementos rodoviários, soldador de eletrodo revestido, corte e dobra de chapas, eletricista e mecânico. Outro dado relevante apontado  é que mais de 70% dos pesquisados conhecem a plataforma de gestão de saúde e segurança no Trabalho, o SESI Viva +.    

Após aplicação de questionário e levantamento dos pontos prioritários, o próximo passo será conversar de forma individualizada com cada entidade a fim de que elas apresentem soluções para cada ponto de melhoria revelado por meio da pesquisa.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste