FIEMA e Fórum Estadual de Educação Ambiental articulam campanha, seminário e grupo de trabalho para propor solução de logística reversa para o descart

Data: 19 de maio de 2023
Crédito: Cocev FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

SÃO LUÍS – O Conselho Temático de Meio Ambiente (CTMA), da FIEMA se reuniu nesta sexta-feira (19) com representante do Fórum Estadual de Educação Ambiental, e ainda empresas voltadas para atuação no tratamento de resíduos sólidos. O encontro foi a ocasião para a apresentação da Campanha Educacional Ambiental dos Resíduos Sólidos na Logística Reversa, que começa a ser articulada pelo fórum estadual, e resultou na proposta de articulação de um seminário de capacitação jurídica, educativa e produtiva, envolvendo a realidade dos resíduos eletrônicos no Maranhão.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CTMA e vice-presidente executivo da FIEMA, Benedito Mendes, que ressaltou a necessidade de se discutir formas de tratamento dos resíduos produzidos pela sociedade e a posição da FIEMA no processo de articulação de entidades, empresas e órgãos públicos para este objetivo. “Por meio do nosso conselho, o que buscamos é agir na mobilização e na busca de ações concretas para tentarmos construir uma sociedade cada vez mais preocupada com o seu futuro. Temos diante de nós a preocupação com o meio ambiente e com o mundo que entregaremos aos nossos filhos”, apontou Mendes.

Presente na reunião para iniciar a articulação da “Campanha Educacional Ambiental dos Resíduos Eletrônicos na Logística Reversa”, o presidente do Fórum Estadual de Educação Ambiental, Sálvio Dino Júnior, apontou ressaltou o papel mediador da FIEMA na fomentação de ações dentro do Maranhão. “Nasce hoje uma grande parceria entre o Fórum Ambiental e a FIEMA, que é uma importante entidade do Maranhão, com o objetivo de realizarmos ações efetivas de sensibilização e conscientização em torno da proteção do meio ambiente”, afirmou Dino durante a sua exposição no encontro.

LOGÍSTICA REVERSA - A primeira questão a ser tratada, de acordo com Sálvio Dino, é a da implementação de atividades dentro da preocupação com a logística reversa. “Vamos abordar o tratamento dos resíduos eletrônicos dentro da logística reversa. É preciso que empresários e a população em geral e, da mesma forma, os governos possam atuar para que tenhamos o fim do descarte de resíduos de forma inadequada e assim protegermos o meio ambiente de nossas ações”, explicou Sálvio Dino.

Considerando a logística reversa como uma estratégia importante para o setor industrial, Benedito Mendes ressaltou que a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem sido uma preocupação constante da FIEMA. “Pode-se entender a Logística Reversa como um modo de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações que envolve a coleta e a restituição de resíduos sólido dentro do setor empresarial. Ela está assim ligada aos nossos objetivos mais imediatos”, considerou o presidente do CTMA/FIEMA.

Entre as deliberações finais da reunião, ficou acordado o início da produção de um seminário de discussão de ações dentro do eixo de logística reversa. Segundo Mendes, a atividade mira o estabelecimento de metas práticas. “Primeiramente, vamos verificar os fundamentos jurídicos da atuação das empresas dentro das ações de proteção do meio ambiente, para, em seguida, iniciarmos a discussão de medidas educativas e conhecermos casos de sucesso dentro da perspectiva da logística reversa. Por fim, queremos que este seminário aponte considerações de práticas produtivas para transformarmos aquilo que seria descartado em riquezas”. Além do seminário, foram propostas a formação de um grupo de trabalho dentro do conselho para articular ações educativas e a sensibilização de influenciadores e autoridades para as propostas da campanha.