Empresário Luiz Carlos Cantanhede é agraciado com a maior honraria da CNI

Data: 26 de maio de 2023
Fotos: Cocev-FIEMA
Fonte da notícia: FIEMA

São Luís - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Edilson Baldez, acompanhado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares e o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten entregou na noite desta quinta-feira (25), no Blue Tree Towers, a Medalha de Ordem do Mérito Industrial ao empresário maranhense e ex-presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, fundador do Grupo Atlântica.

A comenda é a mais importante condecoração da indústria brasileira. Criada em 1958, é destinada a personalidades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento da indústria brasileira e do país.

Edilson Baldez destacou a importância do homenageado no setor industrial, ressaltando que somente 10 empresários são agraciados com a honraria anualmente. “Com muita alegria a FIEMA indicou o nome do Luiz Carlos e a CNI concordou. Trata-se de um reconhecimento que honra não apenas a pessoa dele, mas todo o Estado. Nossa sociedade precisa se inspirar em pessoas como ele, que é um membro ativo da indústria e do comércio do Maranhão. Suas iniciativas ajudaram milhares de famílias ao longo da história”, celebrou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

Em mais de 60 anos, apenas um seleto grupo de personalidades e empresários recebeu a comenda, entre os quais se destacam os ex-presidentes Juscelino Kubitschek e Fernando Henrique Cardoso; além do ex-vice-presidente José de Alencar e dos industriais Jorge Gerdau, Antônio Ermírio de Moraes e Ivo Hering.

Em seu discurso Luiz Carlos Cantanhede Fernandes agradeceu pelo reconhecimento e pelo apoio das entidades do setor. “Estou muito feliz e orgulhoso em receber a honraria mais importante do nosso setor. Trabalho há décadas com muito empenho e amor e afirmo que sem o apoio da minha família e colaboradores das nossas empresas nosso sucesso não seria possível. Quero deixar registrado meu agradecimento a FIEMA, e em especial ao meu amigo Edilson Baldez que sempre esteve comigo”, afirmou.

Homenageado – Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, é natural de Rosário no Maranhão, graduado em administração sua organização possui mais de 10 mil colaboradores e pratica a boa governança sustentável e as boas práticas de responsabilidade empresarial. É industrial do setor de construção naval e opera nas áreas de serviços e de transporte marítimo, tendo consolidado um grupo empresarial em atividade há mais de 40 anos em vários estados do país. Além de ter sido presidente da Associação Comercial do Maranhão.

Empreendedor reconhecido pelas lideranças empresariais maranhenses, formou os Grupos Atlântida e Internacional Marítima, organizações que atuam nas áreas de fornecimento de mão de obra para o mercado nacional, principalmente no Maranhão, Pará, Roraima, Rio de Janeiro e São Paulo e, no segmento industrial possui estaleiros no Maranhão e Santa Catarina, construindo embarcações de pequeno e médio portes.

A Honraria foi concedida durante a programação em comemoração ao Dia da Indústria, comemorado no último dia 25, junto com o lançamento da Expo Indústria do Maranhão, a maior feira do Norte e Nordeste.