FIEMA discute soluções para a gestão de resíduos sólidos no Maranhão

Data: 27 de julho de 2023
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) realizou esta semana uma reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (CTMA), com o objetivo de debater as possibilidades e os desafios para a implementação da logística reversa e da reciclagem no estado.

A reunião do CTMA foi coordenada pelo presidente da Conselho e vice-presidente executivo da FIEMA, Benedito Mendes, e pela vice-presidente do conselho, Leonor de Carvalho A vice-presidente do CTMA destacou a importância da participação de todos os elos das cadeias produtivas na discussão e na busca de soluções para a logística reversa.

“O CTMA tem um papel fundamental na articulação e na capacitação dos empresários e gestores sobre as questões ambientais que afetam a indústria maranhense. A logística reversa é um tema estratégico para o desenvolvimento sustentável do estado e para a competitividade no mercado. A reunião foi muito produtiva e contou com a participação de diversos atores envolvidos nessa questão, que puderam apresentar suas demandas, desafios e propostas. Acreditamos que, com o diálogo e cooperação entre os setores público, privado e social, podemos avançar na implementação de uma gestão integrada dos bens inservíveis em São Luís, que beneficie tanto o meio ambiente quanto a economia”, afirmou Leonor.

O encontro contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM), da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SEINC), da Caixa Econômica Federal (CAIXA) e de outros convidados do setor produtivo; do Secretário Regional do Tribunal de Contas da União (TCU) do Maranhão , Leandro Brito Fonseca; e da gestora executiva da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), Daniela Pimentel.

Reciclagem - A abertura da reunião ficou por conta da empresa eureciclo, que explicou como funciona o seu modelo de negócio, baseado na emissão de créditos de reciclagem por meio do Instituto Giro, entidade gestora autorizada pelo Ministério do Meio Ambiente. A empresa também destacou a importância do trabalho dos catadores, que são responsáveis pela coleta e triagem de grande parte dos resíduos sólidos urbanos no país, e apresentou os resultados da sua atuação no Maranhão, onde já repassou 250 mil reais para as centrais de triagem e compensou 4 mil toneladas de resíduos até agora. Além disso, a eureciclo mostrou os seus projetos sociais voltados para a estruturação das cooperativas de reciclagem, como o eureciclo impacta e a Rede Transforma.

Em seguida, a SEMOSP apresentou possíveis soluções para a logística reversa de pneus, utilizando como exemplo a operação do vidro em funcionamento no município. Segundo a secretaria, o maior gargalo no momento é a ausência de indústrias de reciclagem no estado, o que aumenta o custo de transporte dos resíduos para outras unidades da federação.

A SEMA, por sua vez, esclareceu que o objetivo do decreto estadual que regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) não é punir os geradores de resíduos, mas sim organizar a cadeia produtiva e incentivar a responsabilidade compartilhada. A secretaria sugeriu que na próxima reunião do CTMA sejam convidadas as associações que possuem uma operação bem-sucedida de gerenciamento de resíduos para compartilhar suas experiências e contribuir com sugestões para os demais segmentos. A SEMA também defendeu que os grandes geradores poderiam liderar a articulação para estruturar a cadeia de reciclagem no estado.