Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Presidente da FIEMA participa da abertura do Mobiliza SLZ 2023


Data: 4 de setembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA
Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA

SÃO LUÍS - A cidade de São Luís é palco de um dos maiores movimentos que promovem cultura, turismo e economia criativa da capital.  A abertura da 3ª Edição do Mobiliza São Luís aconteceu no Multicenter Negócios e Eventos durante o encerramento do Festival Maranhense da Cachaça, no último dia 02, com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez. 

 

A programação, idealizada pelo SEBRAE, ocorre durante a semana de celebração pelo aniversário de 411 anos de São Luís e conta com 124 iniciativas autônomas e independentes. As ações são realizadas em mais de 20 bairros da cidade e contam com o envolvimento direto de cerca de 1.000 pessoas que trabalham com negócios ligados aos segmentos do turismo, da cultura e da economia criativa na capital maranhense, exatamente os eixos temáticos incentivados pelo movimento.  

 

O Mobiliza SLZ é uma ação conjunta de empreendedores criativos e de turismo, entidades empresariais, artistas e produtores de eventos e conta com o apoio da FIEMA, Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI). 

 

O diretor técnico do SEBRAE, Mauro Borralho, destacou a importância dessa parceria. “É um momento muito importante de destaque, mais uma vez, nesse trabalho, nessa proposta do Mobiliza São Luís, de conectar para transformar. O Sistema FIEMA sempre junto, nos dando suporte e contribuindo para que o evento possa ser um sucesso e chegar até a população de forma célere e eficiente”, reforçou. 

 

Durante a programação também terão inciativas realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais, além de diversas atividades colaborativas, como as feiras criativas que reunirão expositores das áreas de artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar etc., espalhadas por vários bairros de São Luís. 

 

Comprometimento com a cultura e economia é o diferencial do Movimento, segundo Edilson Baldez. “O Mobiliza une o que temos de mais especial na nossa cidade. Reúne mentes criativas em eventos presenciais ou digitais, dissemina ideias e conhecimento. Parabéns ao SEBRAE por essa iniciativa tão bonita e de tamanha relevância para nossa cidade”, disse. 

 

O Festival “Maranhão na Tela – 15 anos” também estará presente nesta edição. O festival de cinema independente será realizado de 4 a 9 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações. O festival vai acontecer no Golden Shopping, no bairro Calhau, e no Teatro da Cidade, no Centro da capital. O Mobiliza São Luís segue até o dia 10 de setembro. Para conhecer a programação acesse o site do Mobiliza SLZ.  

 

TITULAÇÃO TIQUIRA- Durante o Festival Maranhense da Cachaça, a Tiquira se tornou Patrimônio Cultural Imaterial Maranhense em um ato assinado pelo governador Carlos Brandão, reconhecendo assim a importância dessa bebida típica para o estado que une tradição e economia.  

 

“Com esse ato a cadeia produtiva da nossa querida tiquira se torna mais valorizada. É um grande prazer estar aqui hoje concedendo esse título a um produto típico da nossa região, que espero que logo esteja ganhando o nosso país. Obrigado à FIEMA, FECOMÉRCIO e todos os setores que contribuem para o crescimento da nossa economia”, declarou o governador Carlos Brandão. 

 

“É uma data importante para se festejar esta conquista. É uma felicidade não só para as marcas de cachaça, mas também para quem produz tiquira e para a agricultura como um todo, já que a nossa tiquira é feita da mandioca. Nosso trabalho institucional é esse: fomentar o desenvolvimento social e econômico, além de estimular esses produtores a formalizarem o seu negócio”, disse o coordenador do Festival da Cachaça, Anderson Galdino.  

 

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, ressaltou a relevância do título e do Festival. “Depois de muitos anos de luta conseguimos melhorar significativamente a qualidade da cachaça e o seu reconhecimento nacional.  A certificação da tiquira como Patrimônio Imaterial agrega ainda mais valor aos nossos produtos, abrindo novas oportunidades no mercado. Parabéns a todos por essa grande vitória”, afirmou. 

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste