Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



SESI abre seletivo para alunos da nova Escola SESI Araçagi


Data: 18 de setembro de 2023
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV FIEMA
Fonte da notícia: SESI-MA

SÃO LUÍS – Os interessados em estudar na nova unidade SESI Araçagi já podem se inscrever para o seletivo até o dia 18 de outubro. Estão disponíveis 865 vagas para a Educação Infantil (Maternal III, Infantil I e II), Ensino Fundamental - Anos Iniciais (1º, 2º, 3º, 4º e 5º Ano), Ensino Fundamental - Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º Ano) e 1ª Série do Ensino Médio com Formação Técnica e Profissional pelo SENAI em Programação de Jogos Digitais, Ensino Médio com itinerário de Ciências da Natureza e Ensino Médio com itinerário de Matemática. Podem participar do processo seletivo os filhos ou dependentes legais de trabalhadores da indústria e da comunidade em geral.

 

O processo seletivo ocorrerá em três etapas: inscrição, entrevista e matrícula. No que se refere ao 3º e ao 9º Ano do Ensino Fundamental e 1ª Série do Ensino Médio, o processo seletivo será dividido em três fases: inscrição, prova classificatória e matrícula. As inscrições foram iniciadas hoje (18/09) e vão até o dia 18/10. As provas serão aplicadas a partir da segunda quinzena de outubro, a divulgação do resultado será dia 13/11 e as matrículas dos aprovados nos dias 14 e 15 de dezembro.

 

As inscrições devem ser feitas por meio do link https://www.fiema.org.br/sesi  (Menu Editais > Processos Seletivo – Alunos). A Confirmação de Inscrição será disponibilizada na Central do Candidato (Link de inscrição do Seletivo > Aba “Central do Candidato”), assim como no e-mail informado no ato da inscrição. Estarão aptos a realizar a prova/entrevista apenas os candidatos que receberam a confirmação de inscrição. Os candidatos com deficiência ou que apresentem dificuldade de aprendizagem deverão anexar laudo médico comprobatório no ato da inscrição.

 

O conteúdo das provas de português e matemática, assim como informações sobre critérios de idade, documentação, valores de mensalidades e demais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital no link https://www.fiema.org.br/edital/4266/edital-012024-processo-seletivo-para-alunos-da-educacao-basica-regular-escola-sesi-aracagi-dependentes-da-industria-e-comunidade

 

Link da página do seletivo : http://www.fiema.org.br/editais/11/Processos+Seletivos+-+Alunos

 

Link do edital : https://www.fiema.org.br/edital/4266/edital-012024-processo-seletivo-para-alunos-da-educacao-basica-regular-escola-sesi-aracagi-dependentes-da-industria-e-comunidade.


TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE A SOBRE A ESCOLA SESI ARAÇAGI - PERGUNTAS E RESPOSTAS: 


1º) Qual o diferencial da escola SESI Araçagi?

O SESI é a maior rede de educação do Brasil fora do governo, atuando em todos os estados brasileiros. Criado em 1946, é referência nacional na formação de estudantes protagonistas e no desenvolvimento de competências e habilidades.

A Rede SESI visa potencializar o ensino-aprendizagem orientado às competências e habilidades por meio de produtos sustentáveis, colaborativos e inovadores.

Os alunos matriculados da Rede SESI podem usufruir de uma infraestrutura moderna, com acesso às ferramentas e assistência necessárias para uma formação baseada em metodologias inovadoras capaz de colaborar para sua inserção ou ascensão no mercado de trabalho.

Possui ambientes educativos modernos, com material didático autoral, um amplo programa de formação de educadores, plataforma de ensino e recursos didáticos próprios. Investe na formação das competências socioemocionais de alunos e funcionários e possui uma plataforma específica para esse trabalho.

Tem em sua organização educacional o NAE – Núcleo de Atendimento Educacional -, composto por psicólogos, psicopedagogos e orientadores educacionais, que visam o pleno atendimento aos alunos em suas necessidades e diversidade.

Traz em sua estrutura física laboratórios para cada área de conhecimento: Laboratório de Linguagens, laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências Humanas, Laboratório de Ciências da Natureza, Laboratório Maker, Laboratório de Robótica.

No Estado do Maranhão, a Rede SESI de Educação é referência em Torneios de Robótica, com participação em eventos nacionais e internacionais.

 

2º) Qual será a inauguração da Escola SESI Araçagi? E quando inicia o funcionamento?

A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2023 e o funcionamento a partir de janeiro de 2024.

 

3º) Quais serão os horários de funcionamento da Escola SESI Araçagi?

A Escola SESI Araçagi funcionará nos turnos matutino e vespertino.

 

4º) Quais os valores das mensalidades?

Veja no edital.


5º) De que forma será realizado o processo seletivo para o ingresso à Escola SESI Araçagi?

A partir do dia 18 de setembro de 2023. O SESI divulgará o Edital de processo seletivo com a disponibilização de vagas e as devidas orientações para a participação no referido processo no site da FIEMA.

 

6º) Como faço uma matrícula?

Após processo seletivo, os aprovados recebem as devidas orientações para a realização da matrícula.

 

7º) Quais os profissionais que irão compor a Escola SESI Araçagi?

Profissionais devidamente capacitados para o desenvolvimento de um trabalho de excelência. A equipe será composta por Diretor Escolar, Gestor Escolar, Coordenadores Pedagógicos, Psicólogos, Psicopedagogos, Docentes, Secretário Escolar e uma Equipe Administrativa.

 

8º) Quais as etapas de ensino que serão ofertadas na Escola SESI Araçagi?

Educação Infantil, a partir de 3 anos de idade, Ensino Fundamental Séries Iniciais e Séries Finais e o Novo Ensino Médio com a oferta do Itinerário de Matemática, Itinerário de Ciências da Natureza e Itinerário Técnico com o curso profissionalizante de Jogos Digitais.

 

9º) Qual a linha pedagógica da Escola SESI Araçagy?

Todas as escolas da Rede SESI de Educação possuem uma proposta curricular inovadora com foco na educação em STEAM, inserindo os jovens brasileiros em carreiras relacionadas a ciências, engenharia, tecnologia, artes/design e matemática.

A proposta busca o desenvolvimento de competências e habilidades complexas como o raciocínio crítico e a capacidade de pensar e aprender com as inovações ligadas ao cotidiano.

 

10º) Os alunos da Escola SESI São Luís poderão ser transferidos para a Escola SESI Araçagi?

A Escola SESI Araçagi apresentará valores de mensalidades diferenciados e superiores aos valores da Escola SESI São Luís, por isso, desde que haja vaga e os interessados queiram transferir seus filhos, serão disponibilizadas as transferências.

 

11º) Como podemos obter mais informações sobre a Escola SESI Araçagi?

Ficando atentos às Redes Sociais da FIEMA e SESI.

Pelo email: escolasesiaracagi@fiema.org.b

Pelo fone: 98 9 9975-8018

 

12º) Quais são os critérios condicionantes para participação nos Processos Seletivos para alunos?

A inscrição nos Editais que serão lançados.

A prioridade é para os dependentes da Indústria, mas a Rede atende a comunidade em geral.

 

13º) Quais são as informações e documentação obrigatórias para participação nos processos seletivos de alunos?

Os editais que serão lançados trarão todas as orientações necessárias para a participação nos processos seletivos e, mediante aprovação, para a matrícula.

 

14º) Teremos contratação de funcionários?

Sim, teremos contratação de professores da Educação Infantil Ensino Fundamental, Ensino Médio, além da equipe técnico-pedagógica: coordenador pedagógico, secretário escolar, psicopedagogo, psicólogo, administrativos.

As contratações se darão através de processo seletivo amplamente divulgado no site da Fiema e do IEL.

 

15º) Qual o material didático utilizado pela escola e qual o seu valor?

A Rede SESI de Educação possui um sistema estruturado de ensino com material didático próprio da Rede construído por seus docentes e os valores praticados para 2024 (veja edital)

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste