FIEMA promove reunião estratégica com a MOB

Data: 5 de outubro de 2023
Fotos: Cocev/São Luís
Fonte da notícia: Cocev

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) está na vanguarda das discussões sobre mobilidade urbana no estado. Sob a liderança do presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEMA (CTINFRA), João Batista Rodrigues, a entidade promoveu uma reunião estratégica com foco nos projetos fundamentais para o desenvolvimento da mobilidade urbana no Maranhão. Na oportunidade, teve como convidado o presidente da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), Adriano Sarney, que apresentou programas, ações e serviços relacionados ao tema, ressaltando o papel ativo da Federação em parceria com o governo na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da mobilidade.

O encontro ocorreu na última quarta-feira (04/10), na Casa da Indústria, e contou com a presença do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo; do 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda da Costa; de líderes empresariais e representantes de entidades de classe e do poder público.

João Batista Rodrigues, coordenador do CTINFRA e 2º Tesoureiro da FIEMA, enfatizou a importância de discutir o tema para o progresso do estado. “A FIEMA está comprometida em impulsionar a infraestrutura e a mobilidade urbana no Maranhão. Nossa missão é garantir que o estado tenha sistemas de transporte eficientes para o benefício de todos os maranhenses”.

Um dos assuntos abordados pelo presidente da MOB na reunião foi a requalificação da Avenida Litorânea, que conta com a participação de vários departamentos dos governos estadual e municipal. Segundo o gestor, o projeto visa melhorar a infraestrutura e o paisagismo da avenida, uma das principais vias de acesso à orla marítima de São Luís. Outro tema discutido foi o sistema de transporte público, que inclui os ônibus e as vans, e que precisa de melhorias constantes para garantir a acessibilidade e a segurança dos usuários.

Nesse sentido, foi apresentada a possibilidade de implantar um sistema ferroviário para passageiros na região, baseado em um estudo do Ministério dos Transportes que apontou resultados positivos para essa alternativa. Além disso, foi enfatizada a importância de regular o transporte de passageiros, que é uma das atribuições do órgão responsável pela mobilidade e serviços públicos no estado.

“A MOB tem buscado atuar de forma integrada e transparente com os diversos atores sociais, visando garantir um transporte público eficiente, seguro e sustentável para a população. Estamos investindo em projetos inovadores e estratégicos para o setor, como o sistema ferroviário para passageiros, que pode ser uma alternativa viável e econômica para melhorar a mobilidade na região”, revelou José Adriano Sarney.

Por fim, foi destacada a importância de investir em educação para a regulamentação do tráfego, que é um fator essencial para a fluidez e a segurança nas vias. A expansão da Avenida Metropolitana, que é um projeto estratégico para interligar os municípios da região, também foi mencionada como uma forma de melhorar a mobilidade urbana e regional.

O coordenador do CTINFRA, João Batista Rodrigues, elogiou a iniciativa do presidente da MOB de sugerir encontros periódicos com o conselho temático da FIEMA, que é um dos espaços privilegiados para o debate qualificado e construtivo sobre os temas relevantes para a mobilidade urbana e regional e assuntos relacionados à indústria maranhense.

O vice-presidente executivo da FIEMA, Celso Gonçalo, destacou a importância da discussão sobre o tema promovido pela entidade da indústria. “A FIEMA reforça seu compromisso de continuar promovendo discussões estratégicas e de realizar parcerias para melhorar a infraestrutura e a mobilidade urbana no Maranhão, contribuindo assim para o crescimento econômico e a qualidade de vida dos cidadãos maranhenses”, ressaltou.