Comitiva da FIEMA e Governo do Maranhão visitam Grupo Inpasa, em MS

Data: 2 de outubro de 2023
Fotos: Divulgação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O presidente da FIEMA, Edilson Baldez liderou, no último sábado (30/09), uma comitiva empresarial e do governo do Maranhão para conhecer a empresa Inpasa, em Mato Grosso do Sul. A Inpasa Brasil é uma das primeiras indústrias de etanol de milho do Brasil, sendo hoje a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina.

Em seu processo industrial, a Inpasa busca aproveitar integralmente os grãos, sendo que, além do etanol anidro e hidratado, produz o DDGS - fonte de energia e proteína de alto valor agregado para nutrição animal e o óleo de milho utilizado como indutor energético na fabricação de rações e biodiesel.

Durante a visita à unidade da Inpasa em Dourado (MS), o governador Carlos Brandão, que integrou a comitiva com o empresariado, anunciou a instalação de uma unidade industrial do Grupo no Maranhão, para produção de etanol e proteína de cereais. A Inpasa foi representada pelo presidente José Lopes; e o vice-presidente, Rafael Ranzolin e diretoria do grupo.

De acordo com o governo, a nova unidade, prevista para o município de Balsas, será a quinta instalada no Nordeste e um marco importante para o desenvolvimento industrial e sustentável na região. A planta está projetada para processar um milhão de toneladas de cereais, resultando na produção de 460 milhões de litros de etanol, 230 mil toneladas dos chamados grãos de destilaria (DDGS), 23 mil toneladas de OIL Premium e 200 GWH/ano de energia elétrica.

A unidade no Maranhão contribuirá para a verticalização da produção, liquidez do setor e fomento a uma indústria limpa e sustentável. A previsão é de que a pedra fundamental seja lançada ainda em outubro.

A indústria também é autossuficiente na geração de energia elétrica, cujo excedente é destinado à rede. O resultado do alto investimento em tecnologia e inovação aparece na eficiência no uso dos recursos, na agilidade da apresentação de soluções, no alto desempenho das plantas e na ampliação da capacidade produtiva, tudo isso sem perder o padrão de qualidade já conquistado.

Fizeram parte da comitiva o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Junior Marreca, o secretário de Estado da Fazenda, Marcellus Alves e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Pedro Chagas e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho. Pela FIEMA, participaram, além do presidente Baldez, os vice-presidentes executivos, Luiz Fernando Renner, Celso Gonçalo, Benedito Mendes, Fábio Nahuz, o 2° tesoureiro, João Batista Rodrigues, o diretor, Edvan da Silva Amâncio, o diretor regional do SENAI-MA, Raimundo Arruda e o diretor do CIEMA, José Ribamar da Cunha.