Expo Summit apresenta tendências do mercado na 5ª Expo Indústria Maranhão

Data: 9 de novembro de 2023
Fotos: Veruska Oliveira

SÃO LUÍS - Um espaço voltado exclusivamente para a difusão de conteúdo gratuito e de qualidade dentro da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão, o Expo Summit terá uma vasta programação. Com o tema “Indústria - O futuro passa por aqui”, a feira multissetorial realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e pela CNI, acontece de hoje a 12 de novembro no Multicenter Negócios Eventos (Cohafuma).

Negócios internacionais, excelência na logística, crédito, indústria 4.0, ESG, agronegócio, transporte, administração portuária e outros serão alguns dos temas das palestras e painéis que ocorrerão dentro da programação do Expo Summit. Cada apresentação terá em torno de 30 minutos. “É fundamental se reforçar que estes assuntos estão no centro da preocupação da indústria e do mercado econômico mundial hoje. A Expo Indústria também tem como objetivo informar o público sobre as tendências que envolvem o setor industrial”, comenta o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves.

Para a abertura do espaço já estão programadas as seguintes palestras: “Desafios da formação profissional e da aprendizagem industrial no Maranhão”, com a prof. Alessandra Brito (SENAI) e Tereza Cavalca (Alumar); “APEX / PEIEX - Programa de Qualificação para a Exportação”, com representantes da APEX e FAPEMA; e “Inovação - O futuro da indústria passa por aqui”, com a prof. Cinara Câmara (SENAI) e o prof. Antônio Roberto (UEMA). “O que se busca com as palestras é apresentar um panorama daquilo que tem sido discutido dentro do mercado empresarial hoje em dia”, explica o coordenador da Expo Indústria, Gilberto Matos.

Ao todo, deverão ocorrer cerca de 32 comunicações com duração que pode variar entre 30 e 60 minutos. Elas ocorrerão simultaneamente em duas arenas destinadas para um público de até 75 pessoas. Os critérios para a definição das palestras e dos painéis do espaço Expo Summit foram baseados nos três pilares da Expo Indústria 2023 - Capital Humano, Tecnologia & Inovação e ESG. “Toda programação foi montada levando em consideração esses eixos temáticos”, conforme o coordenador do Observatório da Indústria no Maranhão, Carlos Jorge Taborda, que está à frente da organização do Expo Summit.

Qualquer pessoa independentemente do grau de formação poderá acompanhar as palestras. Basta ter interesse no tema da palestra oferecido. “Todo profissional ou estudante será bem-vinda e poderá participar do Expo Summit”, explica Taborda. “Para se inscrever, além de fazer a inscrição no site da Expo Indústria, o interessado deve acompanhar a agenda e a disponibilizado no horário da palestra a que deseja assistir. Qualquer um poderá desfrutar de palestras e discussões bem ricas”, comenta.

A Expo Indústria Maranhão 2023 tem a expectativa de receber um público superior a 40 mil pessoas e potencial para gerar cerca de R$ 290 milhões em negócios. Além dos painéis e palestras técnicas, a feira terá muitos espaços com programação simultânea para todos os públicos, como Expo Show (apresentação de shows e espetáculos), Expo Agro (exposição de produtos e maquinários agrícolas), Terminal de Inovação (para startups com foco na indústria), e Plenarium (onde ocorrerão as discussões sobre os pilares da feira deste ano).

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae e é patrocinada por: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. Para saber mais sobre a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br.