Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Maranhão sedia Encontro de Gestores do NAC na Expo Indústria 2023


Data: 9 de novembro de 2023
Crédito: Cocev São Luis
Fotos: Divulgação
Fonte da notícia: Cocev São Luis

SÃO LUÍS - O Maranhão tornou-se o centro das discussões sobre o acesso ao crédito e financiamento para a indústria brasileira durante o Encontro de Gestores do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), um evento que, pela primeira vez, acontece fora da capital do país e integra a programação da Expo Indústria. Realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento acontece em São Luís, nesta quinta e sexta, 09 e 10 de novembro, no MultiCenter Negócios e Eventos.  

Representantes de 15 estados se reuniram com o objetivo de fortalecer a rede de acesso ao crédito e compartilhar cases de sucesso regionais. Além disso, o encontro proporcionou um ambiente propício para a identificação de áreas de melhoria e a definição de estratégias para o próximo ano.  
 

Após dar as boas-vindas, o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, destacou que o Encontro contribuirá para o fortalecimento da indústria nacional e o impulsionamento de seu crescimento nos próximos anos.“ A realização deste evento no Maranhão, um estado que está cada vez mais se destacando no cenário industrial, foi um marco importante, e a Expo Indústria demonstrou ser o local ideal para a realização de discussões produtivas sobre o acesso ao crédito e financiamento para o setor industrial do Brasil”, destaca Baldez.  

Direto de Brasília de forma online, o gerente de Política Econômica da CNI, Fábio Guerra, destacou a atuação do NAC em todo Brasil e como ele tem contribuído positivamente com empresas industriais. “Nós pensamos no acesso ao crédito como uma importante ferramenta para revolucionar a realidade da empresa que quando busca o NAC tem todo assessoramento e expertise para direcioná-lo para melhor caminho dentro do cenário do país e da realidade da sua empresa, a fim de impulsioná-los para os melhores resultados possíveis”.  

Um dos principais pontos de discussão foi a busca por melhores condições de financiamento e acesso ao crédito para as indústrias brasileiras com palestra sobre Garantias em Crédito e Financiamento e as Oportunidades Financeiras para o Mercado Externo, além de reuniões com os representantes do Banco Nacional do Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), FINEP, SICOOB e CRED FIEMG.  

Liderando o encontro, a coordenadora geral do NAC da CNI, Valentine Braga, falou sobre a relevância da iniciativa.  “Atender esse convite da FIEMA, e estar dentro dessa grandiosa feira é importante uma vez que ela se faz da força de empresários industriais e aqui estamos para pensarmos e discutirmos como nós podemos auxiliar da melhor forma esse empresário nas ações de crédito”.  


Os gestores do NAC buscaram soluções que possam impulsionar o crescimento do setor industrial, fortalecendo a economia e gerando empregos. A atendente do NAC em Sergipe, Ana Carolina Rebelo, avalia que “o encontro é de suma importância para a troca de experiência entre toda a rede NAC. As experiências e as discussões realizadas aqui servirão como base para a criação de políticas e estratégias que beneficiarão a indústria brasileira no futuro”.  

A feira tem o patrocínio de: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI.

SOBRE O NAC - O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), coordenado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), funciona como uma estrutura de atendimento realizado desde 2016, a partir das federações estaduais de indústrias e voltada especialmente para as micro, pequenas e médias empresas do setor industrial. Desde a sua criação, a rede realizou mais de 11,8 mil atendimentos e auxiliou as micro, pequenas e médias empresas a contratar mais de R$ 320 milhões de crédito.  

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste