Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Rodada de Negócios Internacional movimenta o 1º dia da Expo Indústria Maranhão 2023


Data: 9 de novembro de 2023
Crédito: Cocev São Luis
Fonte da notícia: Cocev São Luis

SÃO LUÍS - Fechar um acordo de sucesso com um comprador estrangeiro é a expectativa de todo fornecedor que participa das rodadas de negócios internacionais. Com o objetivo de garantir este sonho, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) e do Centro Internacional de Negócios (CIN), realizou nesta quinta-feira (9) o primeiro dia da rodada de negócios internacional dentro da programação da quinta edição da Expo Indústria Maranhão. Organizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a feira acontece até domingo (12) no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). 

Ao longo de toda manhã e da tarde desta quinta-feira (9), empresários maranhenses puderam entrar em contato com investidores e compradores de diferentes países do mundo. A oportunidade foi articulada pelo PDF /FIEMA, em parceria com o CIN e a APEX Brasil. Foram realizadas 12 rodadas de negócios envolvendo nove fornecedores locais (Açaí Sunset, Polmar - Polpas de frutas, Capotira, Saluma, Doce Pedaço, Gaia, Chocolates Tapuio, Baronesa e Reserva do Zito). Eles contactaram iniciativas empresariais dos Estados Unidos, da Bulgária e do Peru.  

Nos últimos anos, o número de empresas participantes das rodadas de negócio tem aumentado em decorrência do sucesso dos eventos anteriores, garante o presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves. “Com um mundo mais interligado, a gente consegue hoje fazer com que nossos produtos sejam levados para além de nossas fronteiras. Esta é a grande vantagem da instauração do mercado e de uma indústria 4.0. Temos cumprido a nossa missão e ajudado a construir o futuro, como diz o tema da Expo”, considera Baldez. 

De acordo com a coordenadora do PDF, Camila Bello, a internacionalização da indústria local é um processo que está ganhando cada vez mais fôlego. “Desde a última edição das rodadas, temos visto uma expectativa muito grande - tanto da parte dos compradores, quanto dos fornecedores e de toda organização. Isso é resultado de uma articulação cada vez mais sólida em nosso mercado. Desta vez, a gente conseguiu mais empresas, mais compradores e o que temos observado é que a cada ano que se passa a prospecção apenas aumenta”, relata ela, que enfatiza a atuação eficaz desta estratégia desde o início das atividades do programa Maranhão For Business. 

SUCESSO Para garantir o sucesso das negociações, a FIEMA oferece aos fornecedores locais o acesso a uma consultoria especializada em transações internacionais. Adriano Dias Alves foi o consultor que acompanhou a articulação entre os produtores locais e os compradores estrangeiros nesta quinta-feira.  “O fornecedor maranhense tem um grande potencial; o nosso estado como um todo, podemos dizer. Nossos produtos estão marcados por um fator único, pela nossa identidade. É este o nosso diferencial mercado externo e aquilo que é determinante nas negociações. Acabamos de sair de uma rodada que foi um sucesso. A comunicação foi perfeita e o comprador está pronto para fechar o negócio. Falta apenas definir a logística de transporte e negociar o preço”, analisa Dias Alves. 

Quem ficou alegre com a perspectiva de sucesso na sua primeira rodada de negócios foi o CEO da Polmar - Polpas de Frutas e da Açaí Sunset, Ekles Arruda Aguiar, que há mais de 10 anos apostou e cresceu no mercado local e agora busca um novo horizonte comercial. “A gente está começando esse processo aqui e participando de nossa primeira rodada de negócios internacional pela FIEMA. Estamos com uma expectativa de apresentar o nosso produto e a nossa empresa para os compradores internacionais e isso vem depois de muito preparo. É uma nova dinâmica de negócios e acreditamos que podemos fechar um negócio em breve. É um início muito esperançoso. A experiência de hoje foi especial e queremos garantir esse acordo”, conta o fornecedor depois de tratar com empresas da Bulgária, dos Estados Unidos e do Peru. 

A preparação de empresários locais para uma transação internacional é intermediada por entidades, como o PDF/FIEMA e a Apex Brasil. O CEO da Polmar e Açaí Sunset passou por uma capacitação oferecida pelo Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX), da Apex Brasil. O técnico do programa, Vinícius Almeida, acompanhou todas as fases de treinamento de Ekles Aguiar. “Desde o início, o empresário se mostrou muito interessado em entender principalmente o fluxo de exportação, as formas de pagamentos, a documentação necessária para retirar as autorizações. Tudo para que ele conseguisse exportar o seu produto. Foi uma capacitação na qual a gente conseguiu fazer algo bem objetivo, bem tranquilo e em pouco tempo. Em dois meses, ele já conseguiu estar apto para a primeira rodada de negócios. Para você ver, esse treinamento dura em média cinco meses”, contou o técnico. 

RODADAS LOCAIS - Além das negociações internacionais, ocorrerão rodadas de negócio locais no SebraeLab, no Multicenter, ao longo de todos os dias da Expo Indústria Maranhão. Nesta quinta-feira (9), foi realizada no local negociações em parceria com a Equatorial e a Vale. O Sebrae organizará a sua rodada de negócios nesta sexta-feira (10), das 14h às 17h30, em parceira com o PDF/FIEMA, das 14h às 17h30. No domingo (12), o PDF realizará a entrega da certificação do Procem aos fornecedores das 20h às 21h, no espaço Expo Summit. 

A Expo Indústria Maranhão 2023 acontece entre 9 e 12 de novembro, no Multicenter Negócios e Eventos e tem realização do Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Governo do Estado e do Sebrae e é patrocinada por: Aço Verde do Brasil (AVB), Apex Brasil, Agência Espacial Brasileira (AEB), Alumar, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Bumba Alimentos, Caixa, Cimento Bravo, Da Casa, Massa e forno, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap)/ Porto do Itaqui, Eneva, Grupo Equatorial Energia, Equatorial Telecom, Enova, Echoenergia, Sistema Fecomércio, Prefeitura de São Luís, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Suzano, Vale e VLI. Para conhecer toda a programação e se inscrever, acesse o site www.expoindustriama.com.br

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste