Sondagem da Construção revela queda em fevereiro no nível de atividade do setor

Data: 28 de março de 2024

SÃO LUÍS– Segundo a última Sondagem da Construção, pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de atividade da construção registrou uma queda significativa de 4,7 pontos na transição de janeiro para fevereiro deste ano, posicionando-se em 46,9 pontos. A sondagem mede os indicadores de desempenho, número de empregados, utilização da capacidade operacional e as expectativas do empresariado do setor para os próximos seis meses.

Esse desempenho abaixo da média de 50,9 pontos dos últimos dois anos pode estar relacionado à baixa performance do setor imobiliário, especialmente na região metropolitana de São Luís, onde as vendas e lançamentos de unidades residenciais e comerciais têm sido afetados.

O indicador relacionado ao número de empregados também apresentou uma queda de 4,7 pontos, interrompendo uma trajetória ascendente dos últimos dois meses. Isso sugere uma redução no número de empregados para se adequar ao nível de atividade atual, que está aquém do desejado pelos empresários e da conjuntura de mercado.

A utilização da capacidade operacional também registrou um recuo de 9 pontos, ficando em 66 pontos, abaixo da média dos últimos dois anos (73,3 pontos). Embora ainda na zona de otimismo, este resultado sugere que a capacidade operacional das empresas está abaixo do desejável.

As expectativas para os próximos seis meses também apresentaram quedas em seus componentes, influenciadas negativamente pela compra de matéria-prima e pelo nível de atividade. Isso se reflete na menor propensão das empresas em contratar novos empregados, conforme indicado por uma queda de 6,2 pontos.

O impacto mais acentuado dessas expectativas pessimistas é esperado nas empresas de médio e grande porte, onde todos os componentes têm variação negativa. O cenário desafiador indicado pela Sondagem da Construção aponta para uma conjuntura preocupante, com quedas no nível de atividade, expectativas pessimistas e impactos nas contratações e capacidade operacional das empresas. Se não forem revertidos, esses fatores podem comprometer ainda mais o desempenho do setor nos próximos meses.

Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão no link https://www.fiema.org.br/fiema, menu Publicações.