SÃO LUÍS – O Maranhão Gestão foi realizado esta semana com objetivo de conectar líderes e empresas, explorar parcerias estratégicas e alinhar tendências recentes no mercado. A realização do evento é do Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento (INAED). A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) participou com estande com os principais serviços do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL) e palestra com o tema “A indústria no Brasil e no Maranhão”, oportunidade na qual ressaltou a importância da geração de dados, análises e estudos e do trabalho já iniciado pelo Observatório da Indústria do Maranhão.
“O Maranhão Gestão trouxe temas importantes e emergentes para discussão, conectando pessoas e, com certeza, colocando os nossos empresários numa condição diferenciada de competitividade. A presença da FIEMA aqui é superimportante para a especificidade da indústria no estado e como as indústrias podem ajudar nos negócios”, declarou Jaqueline Pimentel, CEO do INAED.
Além do estande, o Observatório da Indústria do Maranhão, da FIEMA, participou do Painel “A indústria no Brasil e Maranhão: cenários, oportunidades e desafios”. Foram apresentados os propósitos e atuações do Observatório, assim como as pesquisas, estudos e sondagens já realizados pela FIEMA e disponíveis no site https://www.fiema.org.br/fiema na aba Publicações. O responsável pela apresentação foi Carlos Eduardo Campos, economista da FIEMA que atua no Observatório.
Carlos Eduardo reforçou a importância das informações geradas a partir de análises de dados para que as indústrias tenham assertividade na tomada de decisão, fomente a criação de um ambiente de negócios favorável para as empresas e para o segmento industrial como um todo.
“O Observatório da Indústria do Maranhão, da FIEMA, busca trazer dados, análises, estudos que podem proporcionar ao empresário da indústria do Maranhão e demais setores da economia a possibilidade da melhor tomada de decisão. Por isso, nós acreditamos muito que, dessa forma, o ambiente de negócio possa se tornar mais propício e que, principalmente, as oportunidades de negócios se tornem mais efetivas por meio de ações que a FIEMA busca empreender, como a instalação do Observatório da Indústria do Maranhão”, destaca Carlos Eduardo.
Quem pôde participar como ouvinte do painel observou a importância do evento para o estado. “Uma oportunidade muito especial para a nossa cidade e para o estado do Maranhão fazer um evento como esse no qual empresários, geralmente maranhenses, contam as suas experiências e mostram como eles trilharam o caminho e dão as dicas aos mais jovens e a todos nós que queremos ser empreendedores. Esse destaque das pesquisas feitas pela FIEMA mostra como estamos nesse mercado e tem como estabelecermos onde e como começar”, destacou Alberto Martins, engenheiro civil que participou do evento.