FIEMA, ACII e Agemsul unem forças para impulsionar o desenvolvimento econômico de Imperatriz

Data: 21 de maio de 2024
Crédito: Cocev Imperatriz
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ- Na Casa da Indústria Edilson Baldez das Neves, em Imperatriz, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), a Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul) e Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) uniram forças para estreitar parcerias em prol do desenvolvimento econômico do município. A agenda integra a programação do Mês da Indústria e as ações do programa Inova Sindicatos, uma iniciativa da FIEMA por meio do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), em parceria com Sebrae e IEL, que visa impulsionar a inovação e a competitividade na indústria maranhense.

Durante a reunião, os líderes destacaram a importância e o papel estratégico do Sistema FIEMA (FIEMA, SESI, SENAI e IEL) no apoio ao desenvolvimento industrial e ao crescimento econômico sustentável da região. O encontro contou com a presença do superintendente da FIEMA, César Miranda, do superintendente do SESI, Diogo Diniz, da coordenadora regional do IEL, Michele Frota, da gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, e líderes de sindicatos patronais, incluindo Messias Sarmento (Sindimir), Ernani Junior (Simetal) e Richard Seba (Sinduscon do Oeste).
Na FIEMA, através do NAN, também foi realizado um encontro de alinhamento com o Comitê Gestor da Federação, responsável pelo Inova Sindicatos, e com os presidentes dos sindicatos patronais das indústrias da região Tocantina, incluindo Sinduscon do Oeste, Simetal, Sinpancimp e Sindimir. A pauta central foi a oferta de serviços do Sistema FIEMA, ajustados às necessidades específicas dos sindicatos industriais da região. A reunião estratégica buscou fortalecer os laços entre os sindicatos industriais e a FIEMA, com o objetivo de aumentar a representatividade e a eficácia das ações conjuntas.
"O Sistema FIEMA tem um papel crucial no desenvolvimento industrial do Maranhão. Estamos aqui para entender as necessidades específicas de cada sindicato e oferecer soluções que realmente façam a diferença para o crescimento econômico da região. A nossa agenda inclui, também, importantes parcerias que são fundamentais a exemplo da ACII e Agemsul", afirmou o superintendente da FIEMA, César Miranda.
Ainda na Casa da Indústria Edilson Baldez das Neves, aconteceu uma reunião executiva com o presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão. Estiveram presentes o 1º vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar e os superintendentes do SESI e FIEMA, Diogo Diniz e César Miranda, além de Michele Frota, coordenadora regional do IEL Maranhão.
O encontro, que também contou com a participação de presidentes de sindicatos industriais locais, como Messias Sarmento (Sindimir), Antônio Alves (Sinpancimp), Richard Seba (Sinduscon Oeste) e Ernani Junior (Simetal), teve como objetivo buscar soluções inovadoras para fortalecer o setor produtivo de Imperatriz com o apoio do Sistema FIEMA.
"O desenvolvimento do Distrito Industrial de Imperatriz é fundamental para o progresso econômico da nossa região. A parceria com a FIEMA nos permitirá implementar projetos que tragam inovação e competitividade ao setor produtivo", destacou o presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão.
A reunião faz parte das ações do programa Inova Sindicatos, que visa impulsionar a inovação e a competitividade na indústria maranhense. Um passo importante foi dado na estruturação de um termo de cooperação entre a Agemsul e o Sistema FIEMA, focado no desenvolvimento regional.
Os encontros realizados na Casa da Indústria marcaram um importante avanço nas estratégias de desenvolvimento econômico e industrial de Imperatriz. A colaboração entre FIEMA, ACII e Agemsul, por meio do programa Inova Sindicatos, reforça o compromisso com a inovação, a competitividade e o crescimento sustentável da região Tocantina.
"É essencial para a ACII trabalhar em conjunto com a FIEMA para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico. Essas parcerias são fundamentais para impulsionar a economia local e garantir um futuro próspero para Imperatriz", afirmou o presidente da ACII, Carlos Lucena.