FIEMA Imperatriz sedia encontro estratégico para o desenvolvimento da Indústria de laticínios no Maranhão

Data: 21 de maio de 2024
Crédito: Cocev Imperatriz
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado do Maranhão (Sindileite) promoverão, no dia 23 de maio, às 14h30, o evento "Café com Empresários do Setor de Leite e Derivados", na sede da FIEMA em Imperatriz. O Maranhão, um dos estados com maior potencial agropecuário do Brasil, busca, através deste encontro, fortalecer a cadeia produtiva de leite e derivados, visando aumentar a eficiência e a competitividade das empresas maranhenses no mercado nacional.

O encontro é aberto ao público empresarial do segmento e reunirá líderes do setor, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e a criação de estratégias conjuntas que impulsionem o crescimento e a inovação do setor.

“O setor de laticínios é crucial para a economia maranhense por várias razões. Contribuímos significativamente para o PIB do estado, gerando empregos diretos e indiretos em toda a cadeia produtiva, desde a produção rural até a industrialização e comercialização dos produtos lácteos. Este encontro é uma oportunidade valiosa para discutirmos estratégias que impulsionem ainda mais nosso setor e promovam a inovação e a competitividade das nossas indústrias,” destacou o presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde.

SOBRE O EVENTO- Na oportunidade, Larissa Carvalho, Coordenadora do Desenvolvimento Setorial do SEBRAE, apresentará o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), destacando as tendências e inovações que podem alavancar o crescimento das indústrias locais.

SOBRE O SETOR- O setor de laticínios e derivados contribui significativamente para o PIB do agronegócio maranhense, sendo uma das atividades agrícolas mais importantes do estado. O Maranhão produz aproximadamente 700 milhões de litros de leite por ano, consolidando-se como um dos maiores produtores da região Nordeste. O estado possui um rebanho leiteiro estimado em cerca de 1,2 milhão de vacas, distribuídas principalmente nas regiões central e sul.

O estado conta com mais de 50 indústrias de laticínios registradas, variando desde pequenas cooperativas até grandes empresas. O setor de laticínios é responsável por mais de 10 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo desde a produção rural até a industrialização e distribuição dos produtos. Os produtos lácteos mais comuns produzidos no Maranhão incluem leite pasteurizado, queijos, iogurtes e manteiga.