Feira da Indústria do Pará abre com presença do vice-presidente Alckmin e participação da FIEMA

Data: 23 de maio de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

BELÉM – Em Belém, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, na abertura da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) na noite da quarta-feira, 22, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A exposição contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; da vice-governadora do Pará, Hana Ghassan; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Alex Carvalho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; além de autoridades locais e empresários de vários segmentos.

Também integram a comitiva do Maranhão na FIPA o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz; o superintendente da FIEMA, César Miranda; o presidente do Sindicanálcool, Milton Campelo; e o coordenador da Expo Indústria Maranhão, Gilberto Matos.

Este ano, o tema da FIPA é “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”. O evento reúne 70 estandes, com 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias e segue até o dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia Nacional da Indústria, com encontros técnicos, palestras, fóruns, rodadas de negócios, premiações, torneios de inovação e soluções tecnológicas.

“A feira da indústria paraense é um sucesso e proporcionará trocas de informações que se mostrarão importantes para o crescimento das empresas. O visionário trabalho do Alex Carvalho na presidência na FIEPA está sendo e será cada vez mais determinante para o desenvolvimento desse estado”, afirmou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, que também é 2º diretor secretário da CNI.

Como representante da Confederação Nacional da Indústria, Baldez destacou o trabalho do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), pasta administrada pelo vice-presidente Alckmin, para a volta do crescimento da indústria no Brasil. “O trabalho do ministério foi fundamental para estabelecer a nova política industrial brasileira, que é um passo decisivo para o desenvolvimento tecnológico, a inovação e o crescimento do setor. O programa Nova Indústria Brasil renovou os nossos ânimos no futuro da nossa indústria”.

SUSTENTABILIDADE – Na abertura da XVI FIPA, Geraldo Alckmin reforçou a importância de discutir a sustentabilidade na Amazônia, tema da feira do Pará este ano. “O Brasil é o grande protagonista da questão da sustentabilidade. Temos a energia mais limpa do mundo, energia mais renovável. Fiquei muito feliz pelo convite e por poder estar aqui. Não conhecia a FIPA, essa belíssima feira da indústria”, ressaltou o vice-presidente da República.

O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025. Em seu discurso, o presidente da FIEPA, Alex Carvalho, lançou o projeto Jornada COP+. A ação deve debater assuntos da bioeconomia, reforma tributária, infraestrutura e outros temas essenciais para a discussão da economia local. O projeto deve durar um ano e meio, culminando na COP 30. “As discussões do Congresso Técnico da FIPA já vão pontuar as primeiras contribuições para os caminhos que precisamos trilhar nessa jornada rumo à transição justa e o crescimento sustentável da indústria”, afirmou.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, também reforçou que o Brasil tem condições de ser um dos líderes da economia de baixo carbono, devido a vantagens como a matriz energética limpa e a abundância de recursos naturais. "Isso certamente ficará claro na COP 30. A Amazônia vai mostrar mais uma vez ao mundo a sua importância econômica, energética e ambiental. O Brasil e a Amazônia podem se destacar na nova configuração das cadeias globais de valor, atraindo empresas que precisam de energia limpa para descarbonizar a produção e manter a competividade", apontou.

Alex Carvalho, presidente da FIEPA, agradeceu a presença da FIEMA na feira. “A todos do Maranhão, sejam muito bem-vindos. Pará e Maranhão estão sempre abraçados e irmanados por um país melhor, por uma região melhor. O presidente Baldez trouxe ao Pará uma comitiva de pessoas comprometidas com o engajamento e com o compartilhamento, e isso para nós é motivo de muita satisfação e alegria”, finalizou o anfitrião.