Presidente do Sindileite visita indústrias de laticínios e derivados no Sul do Maranhão

Data: 27 de maio de 2024
Crédito: Cocev Imperatriz
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ – Na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em Imperatriz, o presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão (Sindileite), Ricardo Ataíde, liderou o evento “Café com Empresários do Setor de Leite e Derivados”, uma iniciativa do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), da FIEMA, e, parceria com o Sindileite. O evento, que reuniu o setor produtivo para discutir estratégias de crescimento e inovação na indústria de laticínios e derivados do estado do Maranhão, contou com a presença de Roberto Alencar, diretor da FIEMA, representando o presidente em exercício, Sales Alencar.

“É fundamental estar presente nas unidades de produção e ouvir diretamente os empresários para entender suas necessidades e desafios. Essa troca é essencial para fortalecermos a indústria de laticínios e derivados no Maranhão”, destacou Ricardo Ataíde, que reforçou o comprometimento do Sindileite em apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras que aumentem a competitividade e a sustentabilidade dos laticínios e derivados do Sul do estado.

Durante o encontro, foi lançado em primeira mão para os produtores da região, o Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL). A apresentação foi conduzida pela coordenadora de desenvolvimento setorial do Sebrae, Larissa Carvalho, que destacou tendências e inovações que podem alavancar o setor, enfatizando a importância da adaptação às novas tecnologias e práticas de mercado.

O evento também contou com a presença de outros líderes e autoridades, como o presidente do Sinduscon Oeste, Richard Seba; o presidente do Simetal, Ernani Junior; o secretário adjunto de Indústria e Comércio, Ubiratan Silva; a gestora da Aged, Fernanda Rolim; o gestor regional da Agerp, Valdinar Barros; o secretário de governo municipal, Eduardo Soares, além de representantes do Senar e Faema. Na ocasião, foi ainda realizada uma apresentação institucional do Sistema FIEMA (SESI, SENAI e IEL). O gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches, apresentou o portfólio da entidade e destacou a criação de capacitações específicas, de acordo com as demandas do setor.

INDÚSTRIAS – A visita à Região Tocantina incluiu uma série de visitas do presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde, a laticínios e derivados que funcionam em Imperatriz e Açailândia. Ele acompanhou de perto as etapas de fabricação de iogurte, queijos, margarina e outros produtos na Doces Pioneiro, Laticínios União do Brasil e Laticínio Bethe. Além disso, conversou com empresários locais e levantou demandas do setor.

No Laticínio Bethe, a empresária Célia Pereira destacou a relevância da iniciativa. “Receber o presidente do Sindileite em nossa fábrica foi extremamente positivo. Pudemos mostrar nossas práticas e a qualidade dos nossos produtos, que inclusive conquistaram o 1º lugar no queijo coalho e 2º lugar no queijo mussarela no 1º Concurso + Queijos de Marabá”, contou Célia Pereira.

A agenda do presidente do Sindileite na Região Tocantina integra as ações do projeto Inova Sindicatos, iniciativa da FIEMA em parceria com o Sebrae que visa melhorar a competitividade e a inovação na indústria maranhense. O projeto tem sido fundamental para a implementação de novas práticas no setor, que conta com mais de 50 indústrias registradas e gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos no estado.