FIEMA, Equinox Gold e IEMA lançam Formação em Documentário e Cinema Etnográfico

Data: 28 de maio de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – Proporcionar capacitação e a democratização do mercado do audiovisual é um dos resultados que o setor industrial vem alcançando nos últimos anos, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – (Lei Rouanet). Exemplo disso, foi o lançamento da Formação em Documentário e Cinema Etnográfico, realizado nesta segunda-feira (27), na Casa da Indústria Albano Franco. O projeto tem o patrocínio da Equinox Gold, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Uma ideia que busca o desenvolvimento de projetos audiovisuais como recursos inovadores para a educação.

A Mineração Aurizona- Equinox Gold tem participado ativamente apoiando projetos e atividades que exaltam a cultura do nosso estado, como destaca o coordenador de Responsabilidade Social da empresa, Anselmo Primo. “Vivemos em uma era em que o audiovisual está em alta, seja por conta dos streamings ou até mesmo do mercado cinematográfico, então a gente vê nesses jovens, nesses estudantes, um potencial para embarcar nesse mercado. São jovens com capacidade, com potencial para engrenar nesse ramo de forma bem assertiva. Sempre incentivamos projetos que capacitam e que valorizam nossa cultura”, afirmou.

A Formação em Cinema e Documentário Etnográfico é uma proposta de capacitação para professores e alunos vivenciarem a produção do cinema não ficcional como experiência de ensino. Cada escola participante receberá a doação de equipamentos de produção audiovisual no valor de R$ 30.000,00 (Trinta Mil Reais), o que aumenta também as possibilidades de fazer cinema no Maranhão.

A diretora Geral do IEMA, Cricielle Muniz, ressaltou a importância da parceria público-privada para a educação. “Hoje nós estamos aqui numa solenidade muito importante, uma parceria com a Equinox Gold, junto com a FIEMA e toda a rede de educação pública do estado do Maranhão. O IEMA já faz parte desse processo de áudio e vídeo, e é uma alegria poder proporcionar essa oportunidade para que alunos de escola pública possam ter outros mecanismos de pesquisa também. Nossa parceria se consolida dando oportunidades também para os nossos professores se qualificarem e capacitarem nossos alunos”, declarou.

A Formação em Documentário e Cinema Etnográfico é realizada por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Equinox Gold, uma iniciativa que se destaca ao estabelecer espaços comunitários de produção cinematográfica por meio dos quais professores possam aprender e criar conteúdo, fornecendo-lhes habilidades necessárias para produzir filmes locais em parceria com estudantes. Nessa perspectiva, o objetivo do curso é também formar pesquisadores que sejam capazes de mobilizar técnicas cinematográficas em pesquisas científicas.

O diretor da FazCine Educação, o prof. Dr. Emilson Ferreira de Souza, falou sobre o projeto e vagas disponíveis para docentes e estudantes. “Ao todo serão 1.800 vagas nas oficinas para estudantes e 25 a 75 vagas na Formação para professores. A distribuição das vagas para cada escola será: 05 a 25 vagas para a Formação em Documentário e para Cinema Etnográfico para professores. Já para as Oficinas de produção audiovisual para estudantes e técnicos escolares serão 360 vagas”, esclareceu.

A FIEMA tem um papel social muito importante junto das indústrias e sociedade. Apoiar e incentivar é um dos papéis da Federação. “Por meio desta parceria vamos descobrir inúmeros talentos, jovens que talvez não teriam a oportunidade de ter um contato direto com o audiovisual de maneira tão intensa. Estamos contentes em participar deste projeto que dará a oportunidade de eles aperfeiçoarem e realizarem um trabalho tão bonito, por meio do patrocínio da Equinox Gold e em parceria com o IEMA”, destacou o vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA), Cláudio Azevedo.

Estiveram presentes ao lançamento o secretário adjunto da Secretária Estadual da Cultura (SECMA), Abimael Berredo; a diretora da FIEMA, Ana Rute Rocha Nunes; o superintendente da FIEMA, César Miranda; gestores do IEMA e alunos da instituição.