Educação Ambiental e Logística Reversa de Pneus são temas de debate em encontro da FIEMA e SINDIREPA

Data: 6 de junho de 2024
Fotos: COCEV

São Luís- Na semana Nacional de Meio Ambiente, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Maranhão (SINDIREPA), realizaram mais uma ação para promover o debate sobre a importância da Logística Reversa de Pneus. O descarte incorreto pode ter diversas consequências negativas para o meio ambiente, como a contaminação do solo e da água, a proliferação de doenças. Além disso, os pneus demoram muitos anos para se decompor naturalmente, o que aumenta ainda mais seu impacto no meio ambiente.

Diante deste quadro, o presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEMA e vice-presidente executivo da Federação, Benedito Mendes e a presidente do SINDIREPA e vice-presidente do Conselho, Leonor de Carvalho, comandaram a reunião que esclareceu dúvidas e firmou parcerias.

Segundo Leonor de Carvalho, o encontro é mais uma das iniciativas que visam garantir ações que possam direcionar as oficinas mecânicas, borracharias e empresas de peças veiculares para uma logística de pneus com o apoio da gestão pública. “Nossa preocupação é esclarecer sobre a legislação e junto com os órgãos públicos encontrar soluções para um descarte seguro e eficiente. O Sindicato vem dialogando com seus afiliados e autoridades para encontrar meios para cumprir a legislação de forma satisfatória para ambas as partes. Sempre alinhados com a Federação na busca por melhorias para a categoria e também para a sociedade”, afirmou.

Entre os convidados estavam o coordenador da Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), Raimundo Neto, que falou sobre a instituição e a fiscalização e obrigações legais sobre os resíduos sólidos em São Luís; o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Harvey Villa, que apresentou o tema “Potencial aproveitamento do resíduo dos pneus para geração de novos produtos e a economia circular” e o coordenador de vigilância em saúde ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), Ricardo Nikson, que pontuou sobre proliferação de vetores de doenças e contaminação do solo com o descarte incorreto dos pneus.

A secretária Municipal de Meio Ambiente de São Luís (SEMMAM), Karla Lima, destacou a parceria entre as entidades públicas e privadas. “A Secretaria, juntamente com os demais parceiros como a FIEMA, dialogou hoje, sobre a importância da educação ambiental, da logística reversa dos pneus. Acreditamos que essa união dos agentes que compõem essa cadeia é extremamente necessária para que as soluções possam ser aplicadas e surtir efeito. Desta forma a gente constrói um futuro melhor para todos”, declarou.

A coordenadora administrativa da empresa Reci Borracha, Dilceli Valcacio, apresentou a empresa e como ela contribue no processo de reciclagem. “A logística reversa engloba todos os procedimentos de pós-venda ou pós-consumo que garantem o reaproveitamento ou descarte correto dos resíduos de produtos utilizados pelos consumidores. Nossa empresa é conhecida no ramo de artefatos de borracha feitos a partir da reciclagem.  Correias de transportadoras viram cochos, forro, baquetas, assim como pneus se transformam em bebedouros, cadeiras e baquetas”, afirmou.

Ainda durante a reunião foram distribuídas mudas de plantas para os participantes como forma de incentivar e chamar a atenção sobre a importância de cuidarmos do meio ambiente fazendo a nossa parte. Também foi realizada a entrega simbólica de pneus à empresa Reciborracha como forma de incentivo a adoções de atitudes para um descarte consciente.

Estiveram presentes a secretária adjunta da SEMA, Oquerlina Costa; representantes da empresa Reci Borracha, presidentes de sindicatos e empresários do setor de reparação automotiva, além da equipe da Reciclanip de forma remota.