FIEMA participa do Lançamento do Plano Maranhão 2050

Data: 14 de junho de 2024
Fotos: COCEV

SÃO LUÍS- A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o Sindicato das Indústrias de Cana, Açucar e Álcool do Maranhão e Pará (SINDICANÁLCOOL) fazem parte da Comissão Maranhão 2050, que compõe o projeto do governo do Estado sob o comando da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), pasta gerenciada pelo secretário Vinicius Ferro. O vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Centro das Indústrias do Estado do Maranhão (CIEMA), Cláudio Azevedo, esteve nesta sexta-feira (14), representando a Federação, acompanhado do presidente do SINDICANÁLCOOL, Milton Campelo, no Lançamento do Plano Maranhão 2050.

O objetivo do Plano é construir coletivamente as diretrizes para um desenvolvimento socioeconômico integrado e que reduza as desigualdades sociais e regionais. Como explicou o presidente da Comissão Maranhão 2050 e secretário da SEPLAN, Vinicius Ferro. “O plano inclui um diagnóstico socioeconômico do Estado, estudos de cenários e tendências, e uma visão de futuro que propõe um Maranhão desenvolvido e sustentável. As áreas de resultado prioritárias são educação, economia, meio ambiente, sociedade e governança. A implementação será monitorada pela Comissão Maranhão 2050, que também coordenará a participação da sociedade civil. O objetivo principal é promover o desenvolvimento socioeconômico integrado, reduzir desigualdades sociais e regionais, fortalecer a gestão pública baseada em dados e evidências e melhorar a qualidade do gasto público”

Durante o evento, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, assinou o Projeto de Lei de institucionalização do Maranhão 2050 e realizou a Premiação da Campanha “O Maranhão que queremos”, agraciando os estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), que se destacaram com a melhor redação sobre o tema. “Construir, de forma democrática e coletiva, políticas públicas estruturantes em benefício da sociedade e das futuras gerações é um dos nossos objetivos com o Plano. Para isso, convidamos pessoas dos mais variados setores e da sociedade civil para juntos traçarmos ações que contribuam para o desenvolvimento do nosso estado”, disse.

A criação da Comissão do Plano Maranhão foi instituída pela edição do decreto estadual nº 39.131/24. Entre os participantes estão representantes do setor produtivo, academia e sociedade civil. Para Cláudio Azevedo o projeto tem boas perspectivas para o crescimento do estado. “A Federação tem sido parceiro do Governo Estadual, principalmente na área de planejamento. Nós apostamos muito nesse projeto que com certeza dará grandes benefícios ao Maranhão na área social e na área econômica. Junto com o setor industrial tenho certeza de que teremos grandes resultados” afirmou.

A cerimônia também contou com a participação da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Iracema Vale; do vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, que também compõe a Comissão, Celso Gonçalo; da diretora da FIEMA, Cintia Cristina Ticianeli; do 1º secretário da FIEMA, Pedro Robson Holanda; secretários de estado, políticos, membros do setor produtivo e da sociedade civil organizada

PAINEL SETOR PRODUTIVO: O coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão, Carlos Jorge Taborda, participou do Painel “A visão do setor produtivo sobre o planejamento de longo prazo”, falando sobre as perspectivas do setor industrial no estado. “O cenário mundial vem mudando e com isso novas demandas estão surgindo, seja com o uso da Inteligência artificial ou com o Hidrogênio Verde.  Nosso estado possui riquezas naturais importantíssimas, além de um ótimo porto e localização estratégica. Se trabalharmos e colocarmos em prática nossos planos, o Maranhão se tornará uma potência”, declarou.

O painel teve como objetivo principal discutir a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico e sustentável do Maranhão. A ideia é entender como os setores produtivos estão se preparando para o futuro, abordando temas como inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e a colaboração intersetorial. O painel também proporcionou uma visão abrangente de como diferentes setores podem contribuir para o Plano Maranhão 2050, identificando desafios e oportunidades.

Participaram do Painel como palestrantes representantes do Grupo Mateus, INPASA, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Maranhão (FAEMA), Fecomércio e SEBRAE.