Sistema FIEMA mostra na Feira do Empreendedor como a tecnologia é aliada da indústria

Data: 19 de junho de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O Sistema FIEMA estará na Feira do Empreendedor, de 27 a 30 de junho, em Balsas-MA, apresentando como a inteligência artificial, a internet das coisas, e outras tecnologias podem ser aliadas da indústria na busca de soluções para os desafios enfrentados pelo setor. Os visitantes poderão experimentar na feira do Sebrae as ferramentas aplicadas pelo SESI e SENAI, apoiadores da Feira, dentro de unidades fabris e nas salas de aulas, que visam elevar a competitividade das empresas do Maranhão e ganham cada vez mais destaque nacional.

Uma dessas tecnologias é o SESI Ergotech, programa que combina tecnologia e inovação para prevenir problemas relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho. Criado em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a iniciativa consiste no desenvolvimento de um software para monitoramento de indicadores de saúde por meio do uso de sensores vestíveis (wearables) e uma metodologia semiautomática apoiada por computadores e dispositivos com câmeras de profundidade. O projeto visa a utilização de métodos de avaliação postural validados para análise ergonômica de tarefas no ambiente de trabalho.

O Programa que permite monitorar com dispositivos vestíveis parâmetros de saúde do trabalhador, como pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio, no momento da sua atividade, foi apresentado no mês passado para representantes de departamentos do SESI de seis estados brasileiros e, também, do Departamento Nacional do SESI, com a possibilidade de ser adotado nacionalmente.

Outra inovação que SESI levará para a Feira do Empreendedor é o SSBot, um robô scanner que permite evitar riscos com o uso incorreto dos equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O programa surgiu da demanda de melhorias na segurança do trabalho do colaborador, do ambiente de trabalho e da sua integridade física. Diante do desafio, surgiu a ideia de criar um robô que pudesse verificar se os trabalhadores estão com seus EPIs. O SSBot faz um scanner do corpo do trabalhador e verifica se ele está com o EPI completo.

A identificação é feita por meio do cadastramento da matrícula ou crachá do colaborador. Neste cadastro são inseridos todos os dados desse colaborador quanto a EPIs, treinamentos e outras informações que sejam necessárias para a análise. Se o sistema identificar que o trabalhador está cumprindo todas as condições de segurança, ele é liberado para acessar o local de trabalho.

PLATAFORMA 4.0 - As inovações também são destaque no SENAI, que mostrará, em Balsas, como a entidade está incorporando as tecnologias à sala de aula, por meio da Plataforma Smart 4.0 do SENAI. O equipamento integra diversas tecnologias da indústria 4.0, e estudantes de diferentes cursos poderão estudar a partir dela e aprender sobre a integração de sistemas, automação e robótica. A adoção da plataforma pelo SENAI-MA visa auxiliar na formação de profissionais mais competitivos para o mercado de trabalho maranhense, habilitados a utilizar as tecnologias que integram áreas como robótica e inteligência artificial.

Paralelamente, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) mostrará ações para empresas e estagiários no estande do Sistema FIEMA. Para as empresas, o Instituto divulgará o portfólio na área de capacitação empresarial, aperfeiçoamento da gestão e suporte à inovação, ferramentas utilizadas para preparar as empresas maranhenses para um ambiente de alta competitividade. Para os alunos, as oportunidades de estágio em empresas e instituições maranhenses e o programa Jovem Aprendiz serão apresentadas aos jovens, que terão a possibilidade de fazer o cadastro nas plataformas para receber em primeira mão as informações sobre as vagas intermediadas pelo IEL-MA.

Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a Feira do Empreendedor é uma oportunidade para mostrar aos empresários da indústria e aos empreendedores os produtos e serviços em forma de soluções desenvolvidos pelo Sistema FIEMA para elevar a produtividade e competitividade dos negócios que brotam no Maranhão. “O setor produtivo quer conectar ideias para inovar os negócios, como propõe a Feira do Empreendedor este ano, e estamos juntos nesse processo, para agregar competitividade às empresas participantes. O Sistema FIEMA está preparado dar o suporte necessário rumo à indústria 4.0”.