Indústrias podem se inscrever gratuitamente na Saga SENAI de Inovação

Data: 1 de julho de 2024
Fotos: Iano Andrade/ CNI

SÃO LUÍS – A Saga SENAI de Inovação está com inscrições abertas para indústrias interessadas em resolver problemas reais por meio de soluções inovadoras desenvolvidas por alunos. O programa, que faz parte da metodologia SENAI de Educação Profissional, visa mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes dos estudantes para atender às demandas da indústria no Maranhão e em todo o país.

A Saga SENAI de Inovação é composta por três ações principais: o Grand Prix, o Desafio SENAI de Projetos Integradores (DSPI) e o Inova SENAI. Todas essas atividades ocorrem nos SENAI Labs, espaços makers onde os alunos trabalham de forma colaborativa e multidisciplinar.

O Grand Prix é a primeira etapa na qual os alunos se debruçam sobre problemas reais apresentados pelas indústrias. A partir dessas demandas, equipes multidisciplinares, orientadas por instrutores especializados, desenvolvem soluções inovadoras.

Após o Grand Prix, as melhores ideias avançam para Desafio SENAI de Projetos Integradores, uma competição entre diferentes regionais do SENAI. Nesta etapa, os projetos são refinados e aprimorados, competindo em nível estadual e nacional. Já o Inova SENAI é a etapa final da Saga, focada em ideias que ainda não existem no mercado. Este evento bienal reúne os melhores projetos de inovação de todos os SENAIs do Brasil.

VANTAGENS - As indústrias interessadas podem inscrever seus problemas diretamente na plataforma da Saga SENAI de Inovação (gpinovacao.com.br) ou procurar uma das unidades do SENAI no Maranhão em São Luís (Monte castelo e Distrito Industrial), Rosário, Caxias, Balsas, Açailândia e Imperatriz.

Janainna Pereira, assessora técnica do SENAI, destaca que o programa não tem custos para as empresas, e as soluções desenvolvidas pelos alunos podem aumentar a produtividade e a lucratividade das indústrias. A plataforma Saga SENAI de Inovação, que é nacional, já conta com 303.891 usuários, 3.261 demandas da indústria e 78.366 soluções desenvolvidas. Estão em funcionamento 279 SENAI Labs e 2.240 empresas cadastradas e 97,31% das demandas atendidas estão ativas. No Maranhão, empresas de diversas regiões, como Balsas, têm se beneficiado das soluções inovadoras propostas pelos alunos do SENAI.

Com a participação na Saga, os alunos do SENAI saem mais criativos, colaborativos e capacitados, prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. As indústrias, por sua vez, obtêm soluções inovadoras que podem ser implementadas sem custos adicionais, resultando em melhorias significativas em suas operações. “Um exemplo notável é o projeto desenvolvido por alunos do SENAI de Caxias, que venceu um edital da Microsoft com uma solução de comando de voz para desativação de máquinas rotativas, aumentando a segurança no ambiente de trabalho”, destacou Janainna.

Além da Saga SENAI de Inovação, Janainna Pereira convida a todos para o evento Mundo SENAI, que ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de agosto em todas as unidades do SENAI no Maranhão. O evento é uma oportunidade para a comunidade em geral conhecer os projetos desenvolvidos por alunos, participar de minicursos, oficinas e sorteios de bolsas e brindes. Empresas interessadas podem inscrever suas demandas na plataforma Saga SENAI de Inovação ou visitar uma das unidades do SENAI no Maranhão. As inscrições estão abertas para todas as empresas, incluindo aquelas que estão se instalando no estado.

“A Saga SENAI de Inovação representa uma excelente oportunidade para as indústrias maranhenses resolverem seus problemas de forma inovadora e eficiente, ao mesmo tempo em que contribuem para a formação de profissionais altamente qualificados e conscientes das demandas do dia a dia do mercado de trabalho”, resumiu Janainna.

INDÚSTRIA MARANHENSE - A indústria no Maranhão tem se destacado como um dos setores de maior crescimento, registrando um aumento de 6,59% no PIB em 2021. Os principais setores industriais incluem a bioeconomia, com a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina, e a metalurgia, com grande oferta de alumínio e alumina. A indústria siderúrgica também é significativa, beneficiando-se da proximidade ao Complexo de Carajás. O mercado de trabalho no estado tem mostrado um saldo positivo na geração de empregos. Os salários variam conforme o setor, mas a presença de grandes empresas e investimentos robustos sugerem uma tendência de remuneração competitiva e oportunidades crescentes.