FIEMA realiza evento sobre Nova Indústria Brasil nesta terça (09/07)

Data: 8 de julho de 2024
Fotos: Banco de Imagens

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), realiza nesta terça-feira (09/07) o "Encontro com Empresários: Nova Indústria Brasil - Linhas de Crédito e de Recursos Não Reembolsáveis". O evento, que acontece na FIEMA, das 8h30 às 10h, tem como objetivo apresentar o programa governamental "Nova Indústria Brasil (NIB)" aos empresários maranhenses e discutir as linhas de financiamento e recursos não reembolsáveis disponíveis para impulsionar a produtividade e a transformação digital das empresas. O público-alvo são micro, pequenas e médias empresas industriais.

O NIB, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), conta com a participação de importantes agentes financeiros como o BNDES, FINEP, EMBRAPII, que disponibilizarão cerca de R$ 300 bilhões em financiamentos ao longo de quatro anos. O programa visa modernizar 90% das empresas industriais brasileiras, com foco em setores estratégicos como agroindústria, saúde, infraestrutura urbana, tecnologia da informação, bioeconomia e defesa.

O evento contará com a participação de importantes nomes do cenário industrial brasileiro, como Ricardo Cappelli, presidente da ABDI; Fabrício Brollo Dunham, gerente do Departamento de Inovação e Estratégia Individual do BNDES; Angelo Giuseppe Povoleri Fuchs, engenheiro do Departamento de Relações Governamentais do BNDES; Rafaelly Fortunato, gerente da Regional Nordeste da FINEP; Maria Aparecida Bogado, consultora da CNI; e Valentine Carpes Braga, coordenadora nacional da Rede NAC, da CNI. Cláudio Azevedo, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CIEMA, fará a abertura do Encontro com Empresários representando o presidente a FIEMA, Edilson Baldez.

RODADA DE CRÉDITO - Após o encontro, acontece a "Rodada de Crédito", das 10h às 13h, no mesmo local. A iniciativa visa promover um ambiente de relacionamento direto entre empresários industriais e instituições financeiras, como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Safra, Sicoob e Itaú.

Para participar da Rodada de Crédito, os empresários devem se inscrever previamente e preencher uma ficha no Sympla para que as instituições financeiras entendam suas necessidades. A ideia é que, durante a rodada, os empresários já cheguem com um atendimento pré-agendado, otimizando o tempo e facilitando a obtenção de crédito.

A implementação do NIB e a realização da Rodada de Crédito representam um passo importante para o desenvolvimento da indústria no Maranhão. Com o acesso facilitado a crédito e a possibilidade de investimento em inovação e tecnologia, as empresas maranhenses poderão ampliar sua competitividade, gerar novos empregos e contribuir para o crescimento econômico do estado.