Sindibebidas integrará Caravana "Bebida Segura é Bebida Legal" em Imperatriz

Data: 15 de julho de 2024
Fotos: Cocev/São Luís

SÃO LUÍS – O Sindicato das Indústrias de Bebidas em Geral do Estado do Maranhão (Sindibebidas) terá papel fundamental na Caravana de Educação Sanitária "Bebida Segura é Bebida Legal", que acontecerá entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2024 em Imperatriz. A iniciativa, que visa fortalecer a cadeia produtiva de bebidas e combater a clandestinidade, contará com a participação de diversas entidades públicas e privadas.

A caravana, pioneira no estado com foco em bebidas, tem como objetivo conscientizar produtores, comerciantes e consumidores sobre os riscos do consumo de bebidas clandestinas, além de facilitar o acesso à informação sobre regularização junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O Sindibebidas, entidade representativa da indústria de bebidas no estado, contribuirá ativamente na caravana, levando informações relevantes aos seus associados e à comunidade em geral. A participação do sindicato reforça o compromisso do setor com a produção e comercialização de bebidas seguras e de qualidade, em conformidade com as normas sanitárias vigentes.

Tânia Miyake, presidente do Sindibebidas, ressalta a importância da Caravana "Bebida Segura é Bebida Legal" como uma iniciativa fundamental para a regularização e conscientização do setor. Ela destaca o trabalho de vários parceiros nesse esforço conjunto para promover a formalização e oferecer produtos seguros à população.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Defesa Agropecuária, representada pelos Departamentos de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e de Suporte e Normas, Setor de Educação Sanitária, pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no estado do Maranhão.

Além do Sindibebidas, a Caravana conta com parceiros como Agência Estadual de Defesa Agropecuária (AGED); Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel); Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor - Ministério Público Estadual; Procon-Maranhão; Secretaria de Agricultura do Estado do Maranhão; Secretaria de Agricultura Familiar; Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento; Sebrae; Senar, Vigilância Sanitária Estadual e Vigilância Sanitária de Imperatriz.

A união de esforços dessas entidades demonstra o compromisso conjunto em promover um mercado de bebidas mais seguro e responsável em todo o estado. Para Tânia Miyake, presidente do Sindibebidas, a Caravana "Bebida Segura é Bebida Legal" surge como uma oportunidade para orientar e conscientizar as pequenas empresas do setor sobre a importância da regularização, atuando como um apoio fundamental para o crescimento e desenvolvimento de todo o setor.