FIEMA celebra aniversário de Imperatriz e reforça compromisso com o desenvolvimento regional

Data: 15 de julho de 2024
Crédito: Cocev Imperatriz
Fotos: Edmara Silva
Fonte da notícia: Cocev Imperatriz

IMPERATRIZ- Imperatriz, conhecida como Princesa do Tocantins, Portal da Amazônia e Capital da Energia, destaca-se pelo seu papel fundamental na economia maranhense. À medida que celebra mais um marco em sua história, a cidade não apenas comemora mais um ano de existência, mas também evidencia seu contínuo desenvolvimento, impulsionado pela colaboração entre suas instituições e pela determinação de seus habitantes. O Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) reafirma seu papel crucial no crescimento econômico e social da região, promovendo o fortalecimento da indústria local, a educação básica, a promoção da saúde e a capacitação de talentos para o mercado de trabalho.

Com um PIB de R$ 7,7 bilhões em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Imperatriz é um dos principais polos econômicos do estado, impulsionado pelos setores diversificados de indústria e construção civil. A cidade, que em 2022 contava com uma população de 273.110 pessoas, registra um total de 10.384 vínculos formais na indústria e na construção, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Atualmente, Imperatriz abriga 2.195 empresas no setor industrial, destacando-se em segmentos como produtos de padaria e confeitaria (165 empresas), móveis com predominância de madeira (131 empresas) e peças de vestuário (122 empresas). No setor da construção civil, são 1.607 empresas, com ênfase em instalação e manutenção elétrica (362 empresas), construção de edifícios (325 empresas) e obras de alvenaria (277 empresas), até julho de 2024, de acordo com o Guia Industrial e Empresarial FIEMA.

Ao longo das décadas, o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) têm desempenhado papéis cruciais na formação educacional, profissionalização de jovens e adultos, na promoção da saúde e no suporte estratégico às indústrias locais.

O SESI, por exemplo, com 981 alunos matriculados na educação básica tem proporcionado educação de qualidade, incluindo ensino fundamental e médio gratuito, além de atividades extracurriculares que enriquecem o desenvolvimento dos estudantes. Em 2024, o SESI também atendeu a 264 empresas na região, proporcionando serviços essenciais de Segurança e Saúde no Trabalho (SSI). Imperatriz, junto com Balsas, Grajaú, Estreito, Carolina e João Lisboa, se beneficia diretamente dessas iniciativas, que não apenas fortalecem o potencial educacional dos jovens, mas também contribuem para o crescimento econômico e social de toda a região.

No campo do ensino técnico e profissionalizante, o SENAI tem desempenhado um papel crucial ao capacitar jovens e adultos para atender às demandas específicas das indústrias locais. Seus cursos e programas têm garantido que os trabalhadores estejam adequadamente preparados para enfrentar os desafios tecnológicos e operacionais do mercado de trabalho moderno.

O IEL, por sua vez, tem sido um elo vital entre a academia e o setor industrial, promovendo estágios e programas de capacitação que impulsionam a inovação e a competitividade e que não apenas ajudam os estudantes a adquirir experiência prática, mas também fornecem às empresas talentos qualificados e inovadores.

A FIEMA, como entidade representativa das indústrias maranhenses, tem trabalhado incansavelmente para apoiar e promover o crescimento econômico da região. Por meio de serviços de consultoria, capacitação e suporte institucional, a FIEMA tem sido uma parceira estratégica para empresas de todos os tamanhos, contribuindo diretamente para o fortalecimento do setor industrial em Imperatriz.

"Neste aniversário de 172 anos de Imperatriz, celebramos não apenas a história e as conquistas da cidade, mas também o compromisso contínuo de FIEMA em impulsionar o desenvolvimento regional", destaca o 1° vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar. "Estamos comprometidos em preparar as próximas gerações de líderes e profissionais qualificados, assegurando que Imperatriz continue sendo um centro de excelência industrial e um exemplo de progresso para todo o estado", finaliza.