CNI, Federações de Indústrias e autoridades prestigiam entrega oficial da Escola SESI Araçagi

Data: 19 de julho de 2024
Fotos: Nestor Bezerra

SÃO JOSÉ DE RIBAMAR– O Serviço Social da Indústria (SESI-MA) inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (18), a Escola SESI Araçagi, localizada no município de São José de Ribamar. Em uma grande cerimônia os convidados conheceram as instalações da unidade que conta com aproximadamente dois mil alunos e uma estrutura moderna e profissionais qualificados para atender alunos do maternal ao ensino médio.

O evento contou com  a presença do governador do Maranhão, Carlos Brandão; do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, do superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima; da senadora Eliziane Gama; dos deputados estaduais, Fernando Braide e Roberto Costa; da desembargadora do Tribunal de Justiça, Oriana Gomes, representando o presidente do TJ; do presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho; do presidente da Federação do Goiás, André Rocha; do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar; autoridades; empresários; diretoria do Sistema FIEMA; alunos e seus familiares, representantes de entidades de classe e da sociedade civil.

Andrade, grande incentivador da educação, especialmente voltada para crianças e adolescentes, mostrou-se muito lisonjeado com a honraria. Ele elogiou as instalações da mais nova escola da Rede SESI de Educação no Maranhão, que assegura um ensino moderno e de qualidade aos seus alunos, com a metodologia STEAM. Foi durante sua gestão como presidente da CNI que vieram os recursos para a construção da escola e outras obras.

A programação incluiu atrações culturais, como a apresentação da CIA Barrica e o show de César Nascimento, além de uma cerimônia solene, um tour pelas instalações e um coquetel comemorativo que marcou oficialmente o início das celebrações pelos 75 anos de atuação do SESI no Maranhão.

O SESI atualmente é detentor da maior rede privada de educação do Maranhão, com um complexo educacional composto por escolas em São Luís, Imperatriz, Bacabal, Açailândia, Caxias e São José de Ribamar, com aproximadamente 8 mil estudantes em toda a rede.

O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, fez um discurso emocionante destacando a grande importância da educação para a sociedade. “É um orgulho ver que nossos planos estão sendo concretizados com trabalho e amor. Cada vez que inauguramos uma escola, um espaço de cultura, de ciência e de tecnologia, é um dia de esperança para a sociedade brasileira. Assim, crianças e adolescentes têm como desenvolver suas vocações, suas aptidões. Fazer a diferença na sociedade é uma das missões da nossa instituição”, afirmou.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, elogiou a estrutura da nova unidade e o trabalho que o SESI realiza no estado. “O que a gente está vendo aqui é uma escola de qualidade, com dois mil alunos, que vai desde o maternal até o ensino médio e o ensino profissionalizante. Isso é tudo que qualquer família quer. O aluno chega aqui e já sai com uma profissão. Parabéns ao SESI por implantar projetos que beneficiam o povo maranhense”, declarou.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, ressaltou o apoio que o Sistema FIEMA sempre recebeu do conselheiro emérito e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, que dá nome ao prédio onde funciona a escola. “Ele é uma pessoa que admiro muito.  Durante o seu mandato, sempre tivemos a sua atenção e colaboração em nossas ações e projetos, como este da Escola SESI Araçagi. Todos os recursos aplicados nessa unidade foram liberados pelo nosso presidente Robson, que não foi só o presidente da CNI, ele foi um amigo do Brasil”, reforçou Baldez.

A Escola SESI Araçagi dispõe de laboratórios de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, de Matemática, robótica, salas maker, biblioteca, auditório, refeitório, salas de leitura e de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A unidade tem conexão direta com o Clube Sesi Araçagi. Nesse espaço, os estudantes participam de atividades de educação física e esportivas, como as escolinhas de diversas modalidades.