Atividade da indústria alcança segunda melhor marca do ano em junho, apesar de recuo

Data: 23 de julho de 2024
Fotos: Divulgação/FIEMA

SÃO LUÍS – No mês de junho, o volume de produção da indústria maranhense apresentou leve recuo de 0,5 ponto em relação ao mês anterior, segundo a Sondagem Industrial realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com o resultado, o indicador totalizou 53,7 pontos e alcançou a segunda melhor marca do ano, mantendo-se na zona de satisfação da sondagem (acima dos 50 pontos).

De acordo com a pesquisa, que apura diferentes componentes da economia, ao se avaliar o número de empregados, houve alta de 1 ponto no setor industrial maranhense, tendo o indicador ingressado na faixa de satisfação pela terceira vez no ano, com 50,2 pontos.

“Este resultado pode ter sido impactado positivamente pelo crescimento e posterior estabilização na evolução do volume de vendas observado desde o último mês de março”, avalia o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, José Henrique Braga Polary.

A pesquisa também revelou que houve evolução de 3,9 pontos no nível de estoques de produtos, totalizando 48,7 pontos, o que empurrou o componente para mais perto do grau de satisfação da sondagem. Na avaliação do economista da FIEMA, levando em consideração a possibilidade de manutenção da rota ascendente do volume de produção, é possível que os estoques evoluam até atingir o grau de satisfação da sondagem em um curto prazo.

UTILIZAÇÃO DA CAPACIDADE INSTALADA - No que se refere à utilização da capacidade instalada das indústrias no estado, o indicador registrou a melhor marca de 2024, com 75 pontos, após subir 4 pontos percentuais em relação ao mês passado. O resultado é também a segunda melhor marca dos últimos doze meses e superior à média histórica de 65,3%. O aumento de utilização da capacidade instalada (UCI) está sendo demandado para elevar a produção das indústrias, mas sem necessidade de contratação de trabalhadores.

Para os próximos seis meses, o indicador da demanda por produtos segue em rota ascendente, totalizando 58,7 pontos com pequena alta de 0,6 ponto. A expectativa mantém sintonia com o atual momento em que a sondagem apresenta o volume da produção na marca dos 53,7 pontos, pontuação superior à média histórica calculada desde janeiro de 2008, que é de 48,1 pontos.

Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da FIEMA, no link https://fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.