SENAI-MA participa do 1º Encontro de Lideranças Femininas

Data: 24 de julho de 2024
Fotos: COCEV

SÃO LUÍS – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) participou na última terça-feira (23), do 1º Encontro de Lideranças Femininas para a construção coletiva do Plano de Enfrentamento à Violência contra a Mulher no Estado do Maranhão, uma iniciativa da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA).

Durante o evento foi apresentado o projeto "Te Alui, Mulher" que leva serviços e mais cidadania para as regiões mais populosas da capital maranhense, para as lideranças femininas de comunidades da Grande São Luís, além de debates para a construção coletiva junto às instituições parceiras do Plano.

A 1ª Subdefensora Pública-Geral da DPE-MA, Cristiane Marques, falou sobre a importância do Encontro. “Vamos construir de forma coletiva com a sociedade civil o nosso plano de enfrentamento à violência contra a mulher. Abordando a questão da educação dos direitos, a questão da empregabilidade e do amparo e apoio psicológico para dar todas as condições à mulher para que a mulher consiga sair e romper esse ciclo de violência e iniciar uma nova vida. Obrigada ao SENAI pela parceria de sempre e pelo apoio nesse projeto cujo objetivo é dar uma vida digna para as mulheres do Maranhão,” declarou.

A assessora técnica do SENAI-MA, Lenka Rego, esteve presente falando sobre os cursos e projetos que a instituição realiza voltado para o público feminino. Entre as ações e parcerias do SENAI-MA estão as turmas de Assistente Administrativo realizado no Centro Cultural Casa das Pretas do Coroadinho; turma Exclusiva para Mulheres para a Escola de Eletricistas – por meio da parceria com a empresa Equatorial; Caravana pra Elas do Governo Federal; Caravana Mulher Empreendedora com a Secretaria de Estado da Mulher; Tribunal de Justiça na área do Vestuário; Defensoria Pública na ação “Te Alui Mulher”.

“É uma satisfação enorme para o Senai participar desse projeto, dessa construção, desse plano que visa proporcionar a essas mulheres a independência financeira, primordialmente, como um passo, principalmente, na quebra desse ciclo de violência doméstica. O Senai pode contribuir, por meio da capacitação profissional, do despertar, do empreendedorismo que abre tantos novos caminhos e tantas novas possibilidades na vida dessas pessoas”, afirmou.

Nos últimos 03 anos, no SENAI Maranhão foram matriculadas aproximadamente 18 mil mulheres.  Isso mostra o compromisso que a entidade possui em incluir e capacitar o público feminino para o mercado de trabalho.