SESI-MA está em Pastos Bons com atendimentos médicos gratuitos para a comunidade

Data: 24 de julho de 2024
Fotos: Divulgação/FIEMA

PASTOS BONS – Com 82 anos, o lavrador Julião Silva nunca havia se consultado com um oftalmologista. “Aqui é difícil ter esses médicos, e a vida corrida de trabalho não deixou”, conta ele, que nasceu e cresceu no município de Pastos Bons-MA. A história de seu Julião mudou nesta quarta-feira, 24, oito décadas depois, quando sua filha resolveu levá-lo ao projeto SESI Itinerante, o mutirão realizado pelo Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), que oferece uma série de serviços médicos e de promoção da saúde gratuitos para a comunidade.

Esta semana, a caravana do SESI Itinerante está em Pastos Bons, cidade que aniversaria no próximo domingo, dia 28, com o objetivo de promover a saúde de pessoas como seu Julião, que mora no interior do estado, em uma cidade que precisa de reforço nos atendimentos médicos.
“Nosso papel é somar esforços com o poder público no sentido de contribuir para que as comunidades tenham acesso mais facilitado e descomplicado aos atendimentos de saúde aos quais têm direito”, revelou a coordenadora do projeto SESI Itinerante, Lenildes Silva.
Os dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), reiteram a importância do projeto do SESI-MA para a população, devido ao déficit de médicos que existe no estado. Em São Luís, por exemplo, são 4,90 médicos para cada mil habitantes. Já no interior, essa proporção diminui muito, com 0,60 por mil habitantes. A maioria dos médicos não tem Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE).
Na ação do SESI, são oferecidos serviços como oftalmologia, pediatria, clínica geral, vacinação, testes rápidos, exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, oficinas de alimentação saudável, recreação infantil e ações educativas. Todos gratuitos.
O neto e a filha da dona Maria de Lourdes Oliveira, de 102 anos de idade, aproveitaram a oportunidade de ter médicos reunidos na cidade para levá-la a um checkup no SESI Itinerante. Lúcida e conversadeira, ela mesma disse à clínica geral o que a incomodava. “Só o ouvido que está com um zumbido e as minhas mãos, que ficam dormentes”, contou a idosa.
Uma curiosidade sobre o público desta edição do SESI Itinerante é a participação de muitos idosos na ação. Segundo dados do IBGE, o número de habitantes de 65 anos ou mais no Maranhão é de mais aproximadamente 573 mil pessoas, e Pastos Bons é a cidade do sertão maranhense onde os idosos atingem grande longevidade.
Além disso, o município é destaque pelo tradicional festejo de São Bento, que sempre acontece na última semana de julho, quando a cidade fica mais alegre e festiva. E no ano em que Pastos Bons completa 260 anos, o SESI Itinerante surge como um presente para a cidade.
O mutirão do SESI segue até o dia 26, das 8h às 17, na Avenida Domingos Sertão, no bairro São José.