Construção Civil no Maranhão registra desaceleração em julho, aponta sondagem da FIEMA

Data: 30 de agosto de 2024
Fotos: Freepik

SÃO LUÍS  O nível de atividade da construção civil no Maranhão apresentou uma leve desaceleração em julho, registrando 47,8 pontos, uma queda de 4,6 pontos em comparação ao mês anterior. A Sondagem da Indústria da Construção, realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), indicou que, apesar do recuo, o desempenho do setor ainda se mantém 4,8 pontos acima do registrado em julho de 2023.

O número de empregados na construção civil também sofreu impacto negativo, caindo 3 pontos em relação a junho e alcançando 48,6 pontos. Após dois meses consecutivos acima da zona de satisfação, o índice voltou a cair, refletindo a diminuição na demanda e na atividade do setor, o que representa uma pausa no período de estabilidade no mercado de trabalho.
Em relação à capacidade operacional das indústrias da construção no estado, o indicador registrou 67 pontos, apresentando uma leve redução de 1 ponto em comparação ao mês anterior. Embora o número seja 13 pontos inferior ao registrado no mesmo período de 2023, ainda se encontra acima da média histórica de 59,3 pontos. A pequena redução acompanha a tendência de queda no nível de atividade e no número de empregados, refletindo um ajuste operacional do setor.
As expectativas para os próximos seis meses também apontam para um cenário de cautela. O componente de compras de insumos e matérias-primas, embora tenha caído 2 pontos, ainda mantém um índice positivo de 58,1 pontos. Por outro lado, o indicador de novos empreendimentos e serviços sofreu uma queda mais acentuada, de 5,7 pontos, mas ainda se mantém na zona de satisfação com 55,2 pontos, o que sugere que o setor aguarda um ambiente de negócios mais desafiador.

A Sondagem da Construção do Maranhão é elaborada mensalmente pela FIEMA e CNI. “As publicações são ferramentas produzidas pelo Sistema Indústria para monitorar o desempenho e as perspectivas dos setores econômicos no Maranhão, o que proporciona aos empresários e investidores, dados para a tomada de decisões estratégicas”, revelou Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão/FIEMA.
Outras pesquisas, sondagens, estudos e indicadores podem ser acompanhados no site da FIEMA, no link https://fiema.org.br/fiema, no menu Publicações.