Sindicanálcool participa da maior feira brasileira voltada para comércio exterior

Data: 30 de agosto de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – A Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (FICOMEX) é a maior voltada para o tema no país. A iniciativa reúne os sete estados que integram o Consórcio Brasil Central, o que inclui o Maranhão. Entre os expositores que estiveram em Goiânia nos dias 28 e 29/08, o evento teve a participação inédita do Sindicato dos Produtores de Cana, Açúcar e Álcool do Maranhão e do Pará (Sindicanálcool), filiado à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e que representa grandes empresas do setor sucroalcooleiro.

O diretor-presidente do Sindicanálcool, Milton Campelo, esteve na FICOMEX. “Foi uma experiência inédita e exitosa do Sindicanálcool em evento fora do estado, com estande muito visitado. Geramos grande interesse por parte do público por tratarmos de um tema tão relevante como a bioenergia, assunto presente na realidade brasileira e mundial e que levamos a sério no Maranhão”, falou Campelo.

O Sindicanálcool representa as empresas Agro Serra, Itapecuru Bioenergia, Pagrisa, Inpasa, Maity Bioenergia e Alternativa Agro Industrial, cada uma com um papel significativo na produção de etanol e biocombustíveis. As principais áreas de atuação do Sindicanálcool são bioenergia, para promoção de energia limpa e sustentável, reduzindo emissões de carbono; etanol, fonte de energia renovável, amplamente utilizada na indústria automotiva; e açúcar, um pilar econômico vital para o desenvolvimento do Brasil.

A participação do Sindicanálcool teve o apoio da FIEMA. Gilberto Júnior, que coordena a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste, a Expo Indústria Maranhão, ressaltou que a participação na FICOMEX foi planejada com o intuito de levar conhecimento, tecnologia e negócios para as empresas associadas ao Sindicanálcool. As empresas maranhenses Gin Luar e Sabor da Ilha também participaram da FICOMEX. O consultor Raul Loiola representou a Gin Luar, empresa associada ao Sindicato das Indústrias de Bebidas, Refrigerantes, Água Mineral e Aguardente do Estado do Maranhão (Sindibebidas). “Estamos fazendo a expansão da Gin Luar no comércio exterior e a FICOMEX é uma grande oportunidade de firmar parcerias estratégicas no mercado internacional que possam absorver a produção da Gin Luar”, explicou.

Além da Gin Luar, a Cachaça Reserva do Zito, outra empresa associada ao Sindibebidas, também participou da Feira em Goiânia, assim como a Demodê, associada do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (Sindvest).

Ao todo, estiveram no espaço Armazém do Empreendedor, na FICOMEX, as empresas Demodê, Açaí Sunset, Luar, Coyote Couros, Biscoitos Doce Pedaço, Faroferreira, Saborativo, Sabor da Ilha, Reserva do Zito e Apoena.