Empresários maranhenses do vestuário fecham cerca de R$ 1 mi em negócios na Febratex 2024

Data: 30 de agosto de 2024
Fotos: Divulgação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS A participação de micro e pequenas empresas industriais maranhenses na Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção (Febratex 2024), considerada a maior feira do setor têxtil da América Latina, foi marcada por oportunidades de negócios e inovação. A delegação, composta por membros do Sindicato das Indústrias de Malharia e de Confecções de Roupas em geral do Estado do Maranhão (SINDVEST-MA) e empresários do setor, retornou de Blumenau (Santa Catarina) com novas perspectivas, tecnologia de ponta e aproximadamente 1 milhão de reais em negócios fechados. A viagem foi promovida pelo SINDVEST, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e SEBRAE.

A empresária Elenice Marque, da CriArt, destacou a importância da feira para o fortalecimento da indústria têxtil no Maranhão. “A CriArt esteve presente em mais uma edição da maior feira da América Latina do seguimento têxtil. Foi uma experiência que nos permitiu agregar valor dentro de nossas empresas, com a oportunidade gerada pelo SINDVEST, FIEMA e SEBRAE. É uma grande chance de realizar investimentos em novas tecnologias a preços mais atrativos e adquirir conhecimentos que possibilitam o crescimento da indústria. Trouxemos muito conhecimento e equipamentos de última geração para fortalecer nosso crescimento no setor”.

Da mesma forma, Eduardo Miranda, também da CriArt, ressaltou a relevância das missões empresariais apoiadas por entidades como FIEMA e SEBRAE para o desenvolvimento econômico local. “Eventos como este são impactantes, pois nos permitem tomar decisões e quebrar barreiras. Esperamos que os gestores que aprovam esses projetos compreendam o quanto esses eventos são essenciais para o desenvolvimento da nossa economia, fortalecendo a visão futurística e valorizando o setor têxtil”, apontou o empresário.

A empresária Maria José Melo, da Marizé Uniformes, participante assídua da Febratex, também compartilhou sua satisfação com os resultados da missão. “Novamente pude comprar equipamentos novos que nos proporcionarão uma maior produção e competitividade no mercado. Adquiri também um sistema de gestão muito eficiente para os processos de produção. Quero agradecer muito pela oportunidade de fazer crescer minha empresa e torná-la cada vez mais sustentável”, agradeceu.

Pela primeira vez participando da Febratex, Elizabeth Nunes, da Malharia Beth, ressaltou o impacto transformador do evento. “A feira proporcionou crescimento tanto pessoal quanto profissional. Foi uma grande oportunidade de realizar investimentos em novas tecnologias, aprendizados e inovações. Estar em um grande evento como esse gerou ânimo, empolgação e clareza para novas tomadas de decisão. Eventos como esse são 'divisores de água' para qualquer empresário”.

Ana Rute Rocha Nunes, presidente do SINDVEST e diretora da FIEMA, que liderou a comitiva maranhense, enfatizou a importância do apoio das entidades empresariais e do poder público em missões como esta. “A participação na Febratex rendeu quase 1 milhão de reais em negócios para os empresários maranhenses, demonstrando o potencial de iniciativas que visam aumentar a competitividade das empresas locais. Apoiar e investir nessas missões é muito importante para o fortalecimento da economia e o desenvolvimento sustentável do nosso setor industrial”, ressaltou.