FIEMA destaca impacto do edital Fundeci para inovação e sustentabilidade na indústria

Data: 4 de setembro de 2024
Fotos: Comunicação / Sistema FIEMA

SÃO LUÍS – O Governo do Maranhão e o Banco do Nordeste lançaram nesta quarta-feira, no Palácio dos Leões, o Edital Fundeci 01/2024, destinado ao apoio de projetos voltados para o Desenvolvimento Territorial Sustentável e Regenerativo. Com um valor histórico de R$ 25 milhões, o edital visa financiar iniciativas inovadoras que contribuam para a sustentabilidade e regeneração dos recursos naturais, especialmente na Região Nordeste, no Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.
O evento contou com a presença do governador Carlos Brandão e do presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, além de representantes de diversas entidades do setor produtivo, como a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA). Durante a cerimônia, foram detalhadas as linhas temáticas e as exigências para a submissão dos projetos, que deverão ser cadastrados e enviados online entre 4 de setembro e 25 de outubro de 2024.
Edilson Baldez das Neves, presidente da FIEMA, destacou a relevância do edital para o fortalecimento da indústria maranhense. “O Edital Fundeci 01/2024 é uma oportunidade única para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções sustentáveis no Maranhão. A possibilidade de contar com recursos não reembolsáveis para financiar projetos de pesquisa e inovação representa um grande incentivo para o setor industrial, que pela via das entidades sem fins lucrativos, poderão apresentar projetos alinhados às necessidades da nossa região”, afirmou Baldez.
O presidente da FIEMA ressaltou ainda a importância da parceria entre o governo estadual e o Banco do Nordeste, enfatizando o papel da comissão coordenada pelo secretário-chefe da Secretaria Geral da Governadoria do Estado do Maranhão, Luís Fernando Silva, criada pelo governador Brandão, para orientar as entidades empresariais na elaboração e submissão de propostas. “Essa comissão será fundamental para garantir que as instituições maranhenses estejam preparadas e bem orientadas para aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pelo edital”, disse.
O Edital Fundeci 01/2024 é o maior da história do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci). Os projetos selecionados poderão durar de 14 a 36 meses, e devem se concentrar em áreas como Agroecologia, Economia Circular, Restauração de Ecossistemas, entre outras. A iniciativa é vista como um marco para o avanço do desenvolvimento sustentável na região, promovendo a circularidade e regeneração dos recursos utilizados nos processos industriais.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão destacou a visão estratégica do governo em fomentar iniciativas que promovam o crescimento econômico aliado à sustentabilidade.
Para finalizar, Edilson Baldez reforçou que a FIEMA está à disposição para apoiar as empresas e instituições interessadas em participar do edital. “Acreditamos que este é o momento de unir forças para transformar desafios em oportunidades, e o setor industrial maranhense está pronto para contribuir com soluções inovadoras que trarão benefícios para toda a sociedade”, concluiu Baldez.