Free cookie consent management tool by TermsFeed

Fatores Psicossociais



Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

Os fatores psicossociais do trabalho referem-se às interações entre meio ambiente e condições de trabalho, condições organizacionais, funções e conteúdo do trabalho, esforços, características individuais e familiares dos trabalhadores. Os transtornos mentais e comportamentais são hoje a terceira causa de afastamentos dos trabalhadores da indústria, e tendem a ser a primeira nos próximos anos. Baseado neste cenário, o Serviço Social da Indústria (SESI) desenvolveu metodologias para atender a essas demandas que impactam na saúde do trabalhador e, consequentemente, na sua produtividade.

  • Prevenção ao uso de álcool e outras drogas
    Assessoria e consultoria às indústrias na implantação de uma política de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, estimulando a manutenção de hábitos saudáveis e de valorização da vida por meio de intervenções e ações preventivas.

  • Preparação para a aposentadoria
    É um programa que oportuniza aos colaboradores e a empresa um espaço de reflexão sobre o processo de desvinculação gerado pela aposentadoria, auxiliando na construção do planejamento para uma nova etapa de vida, reforçando a importância da qualidade de vida e a possibilidade de novas fontes de realização.

  • Gerenciamento do estresse
    Programa de assessoria e consultoria que tem como objetivo contribuir para a minimização de problemas decorrentes do stress, que comprometem a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria. Contribui para que o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento e intervenções nas principais fontes estressoras do individuo, bem como, auxilia a empresa na identificação das principais fontes estressoras organizacionais.

  • Atendimento psicossocial
    O atendimento psicossocial tem como principal objetivo avaliação e intervenção para pessoas com necessidade de apoio em situações que influenciam no desempenho profissional, como relacionamentos familiares, saúde, habitação, educação ou outros de origem interpessoal e profissional.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste