Free cookie consent management tool by TermsFeed

Educação Básica Articulada com Educação Profissional



O SESI e o SENAI, por meio de relevante parceria, trabalham a articulação entre Educação Básica e Educação Profissional, oportunizando aos alunos do 2º ano do Ensino Médio complementar as experiências e cenários de aprendizagens com a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Assim, os alunos cursam o Ensino Médio no SESI em um período e no turno subsequente fazem o Curso Técnico no SENAI por meio de um currículo diferenciado e de estratégias desafiadoras de aprendizagem.

Ao concluírem o EBEP, os alunos recebem um certificado do Ensino Médio e um Diploma de Habilitação Técnica de Nível Médio. Desse modo, o aluno da etapa final da Educação Básica tem a oportunidade de concluir o Ensino Médio e concomitantemente um Curso Técnico, descortinando um futuro de possibilidades tanto para ingressar no mundo do trabalho como para prosseguir nos estudos.

Etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 anos, tem por finalidade a consolidação da formação geral, pelo domínio dos conhecimentos básicos que constituem os fundamentos da preparação para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. (Art. 35 LDB).

Educação Básica Articulada com a Educação Profissional (EBEP) - Oportunidade educacional para os alunos do Ensino Médio com o objetivo de propiciar formação integral e ampliação de possibilidades de inserção na vida produtiva.

O currículo do EBEP combina elementos do universo do trabalho às disciplinas da educação formal, contemplando em sua matriz curricular, disciplinas da base nacional comum e disciplinas transversais como: atualidades, projetos de aprendizagem, ciências aplicadas e oficinas tecnológicas, além de estratégias pedagógicas como: Robótica; Portal SESI Educação; Blitz de produção textual; Educação Empreendedora, Sala da Matemática que proporcionam o desenvolvimento das competências essenciais.

É a partir do primeiro ano que os alunos recebem orientações sobre o mundo do trabalho e a escolha do curso técnico profissional a ser cursado no SENAI, concomitante ao 2º e 3º anos do Médio. Já no segundo e terceiro os estudantes cursam a educação básica no SESI em um turno e, no outro, realizam o curso técnico profissionalizante no SENAI.

Ao término do Ensino Médio o aluno do EBEP recebe duas certificações sendo uma da educação básica e a outra da educação profissional.

Os cursos técnicos oferecidos no EBEP em São Luís são: Segurança no Trabalho, Eletrônica, Rede de Computadores e Informática e, em Imperatriz, Eletromecânica.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste