Free cookie consent management tool by TermsFeed

Estratégias Pedagógicas



Estratégias Pedagógicas

Estratégias Pedagógicas

As escolas da rede SESI-MA tem como desafio a oferta de uma educação de qualidade voltada para o mundo do trabalho e da cidadania, investido em tecnologias pedagógicas e capacitação de seus professores e equipe técnica.

O SESI, através de suas escolas, oferece recursos que embasem uma metodologia de aprendizagens significativas em domínios tecnológicos, de linguagem, raciocínio lógico-matemático, ciências da natureza e humanas.

Principais estratégias pedagógicas das escolas SESI:

- Lego Education: é um Programa de educação que utiliza a metodologia do aprender fazer fazendo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos para a compreensão de um mundo que apresenta questões cada vez mais focadas nos avanços tecnológicos. É oferecida como disciplina transversal no ensino fundamental anos iniciais como ponte para o ensino de outras disciplinas.

- Robótica: utiliza-se de metodologias do aprender fazer fazendo, permitindo aos educadores e aos alunos uma abordagem interdisciplinares de habilidades e conceitos a serem explorados nas diversas áreas de conhecimento, oportunizando atividades que podem sugerir leitura, escrita, pesquisa cálculos dentre outras atividades. Além desenvolve a capacidade de encontrar soluções aos desafios propostos; de trabalhar em equipe e cooperaração, na busca por soluções criativas e de novas ideias e ainda participar de competições de robótica, a nível local, regional, nacional e até internacional. É oferecida como disciplina transversal no ensino fundamental anos finais e médio como ponte para o ensino de outras disciplinas

- Sala SESI Matemática: é um projeto idealizado pela FIRJAN, constitui uma tecnologia que desenvolve a apropriação de estratégias cognitivas de raciocínio lógico matemático, habilidades de resolução de problemas, com relevantes impactos nas aprendizagens de matemática, física, química com repercussão na autoestima, resiliência, determinação e em atitudes de constante aperfeiçoamento, essencial para uma formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

- Blitz de produção textual: constitui uma ferramenta tecnológica de produção textual que facilita o manejo da linguagem escrita, composições de poesias e letras de música, textos literários e de cunho empresarial, permitindo segurança e expressão do pensamento, percepções críticas da realidade, planejamento de ideias e comunicação.

- SESI G@meduca: o projeto utiliza games em ambientes digitais para aprendizagem que facilitam a compreensão e a produção de textos e desenvolvimentos de competência de agir matematicamente na resolução de problemas, estimulando o planejamento, a explicitação de hipótese, a determinação de estratégias, a tomada de decisões e a comunicação.

- Portal SESI Educação: é um ambiente na internet com informações educacionais e conteúdos educativos das diversas disciplinas da Educação Básica, pelo qual o saber se efetiva no fazer para o mundo do trabalho. Nele professores e alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos podem navegar e acessar disciplinas, separadamente, por níveis de ensino e modalidade. Tem como resultado alunos mais preparados para enfrentar os desafio do mundo do trabalho.

- Projeto Música na Escola: busca pela promoção, na escola, de um espaço de educação integral, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artístico-musical, visando a formação dos cidadãos capazes de contribuir ativamente com as mudanças socioculturais necessárias para a construção de uma sociedade mais ética e digna.

O SESI-MA investe na música, tendo atualmente uma Orquestra Sinfônica na escola Sesi de Bacabal, uma orquestra de Flauta na escola de Imperatriz, uma Orquestra Sinfônica na Unidade Sesi de Rosário, uma Orquestra na escola Sesi de São Luís

O Projeto Esporte Escolar, considerando que as habilidades esportivas, além de promover a saúde e o espírito de equipe, repercutem na autoestima, criatividade, espírito competitivo e de superação de desafios. Assim, o Sesi-MA tem investido no esporte, tendo alguns de seus atletas como campeões maranhenses, brasileiros, disputando o Sul-americano e até campeões norte, nordeste e mundial.

Já o Projeto Feiras Tecnológicas estimula a pesquisa, o domínio de conhecimentos que suplantam os conteúdos escolares e se relacionam com a sociedade, o homem e o mundo do trabalho.

Unidades

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste