FIEMA destaca prazo de inscrição para o Prêmio Excelência Sindical da CNI

Data: 19 de junho de 2024
Fotos: Veruska Oliveira

SÃO LUÍS – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) está incentivando os sindicatos empresariais filiados a inscreverem seus projetos e ações no Prêmio de Excelência Sindical, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). As inscrições estão abertas até o dia 19 de julho de 2024, e as melhores iniciativas serão reconhecidas com prêmios em dinheiro e placas de reconhecimento.

O Prêmio de Excelência Sindical é uma iniciativa que visa fortalecer o associativismo e estreitar relações com sindicatos empresariais, federações e indústrias. A FIEMA, comprometida com o desenvolvimento do setor industrial maranhense, está concorrendo com quatro projetos/ações: Expo Indústria Maranhão, Conecta Sindicatos, Manual do Sindicato Empresarial e o Projeto Inova Sindicatos.

O programa da Rede de Excelência Sindical se estrutura em três eixos principais. O primeiro eixo, Rede Sindical, foca na mobilização e relacionamento, promovendo a troca de experiências e boas práticas no setor industrial. O segundo eixo, Capacitações, é dedicado à disseminação de conhecimento, atração de associados e fortalecimento do sistema de representação da indústria, por meio de atividades como palestras, mesas-redondas e lives. O terceiro eixo é o próprio Prêmio Excelência Sindical.

A indústria brasileira, que emprega 9,7 milhões de trabalhadores e representa 20,4% do Produto Interno Bruto (PIB), é amplamente representada pela CNI, que reúne 1.280 sindicatos e 476 mil empresas. No Maranhão, o setor industrial contribui com 19,7% do PIB estadual, que foi de R$ 124,9 bilhões em 2021, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A FIEMA representa 28 sindicatos no estado que trabalham em defesa dos interesses do setor produtivo.

ASSOCIATIVISMO - Os sindicatos empresariais filiados à FIEMA também participarão do prêmio com suas próprias iniciativas. Fazem parte do Sistema de Representação da Indústria no estado do Maranhão o SINDIBEBIDAS, SINDIMETAL, SINDIPAN, SINDUSCON, SINDIREPA, SINDICERMA, SINDIGRAF, SINDVEST, SINDÓLEO, SINDCOR, SINDILEITE, SIFEMA, SINDICARNE, SINPANCIMP, SIMETAL, SIMDIMIR, SINDICOCAL, SICAM, SINDIARROZ, SINDISERRA, SINDICEMA, SINDIPREMOLDADOS, SINDICANÁLCOOL, SINDUSCON DO OESTE, SINDIPLAST, SINDICOURO e SIMDE.

As inscrições para o Prêmio Excelência Sindical estão abertas até 19 de julho de 2024. As melhores iniciativas serão premiadas com valores de R$ 20 mil, R$ 12 mil e R$ 6 mil, além de uma placa de reconhecimento. A premiação ocorrerá durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI) de 2024, organizado pela CNI, e ainda sem data confirmada.

De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil, ao mesmo tempo que tem uma baixa taxa de sindicalização, em torno de 10%, é um dos países do mundo que tem um dos maiores números de sindicatos e de instrumentos coletivos de trabalho celebrados por ano com cobertura sindical.

Ainda segundo a OIT, a taxa brasileira de cobertura sindical está em torno de 65%, ocupando o 18º lugar no mundo, na frente da Alemanha, Argentina, Suíça, Canadá, África do Sul, Reino Unido e Chile. A taxa média nas Américas é de 25%, a média global é de 35 % e a média europeia de 60%, ou seja, ainda assim, inferior à taxa de cobertura sindical do Brasil.

“A participação da FIEMA e dos sindicatos empresariais filiados no Prêmio de Excelência Sindical reforça o compromisso dessas entidades com o fortalecimento do associativismo e com a promoção de um ambiente favorável aos negócios, à competitividade e ao desenvolvimento sustentável no setor industrial”, frisou César Miranda, superintendente da FIEMA.

INICIATIVAS DA FIEMA - A FIEMA concorre no Prêmio Excelência Sindical com quatro projetos/ações: Expo Indústria Maranhão, Conecta Sindicatos, Manual do Sindicato Empresarial e Projeto Inova Sindicatos.

A Expo Indústria Maranhão é a maior feira multissetorial do Norte e Nordeste. Em sua 5ª edição, realizada no ano passado, a feira atraiu mais de 40 mil visitantes e reuniu diversos segmentos industriais para prospecção de negócios e apresentação de novos produtos. O evento é organizado pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL e Federação) e pela CNI, com correalização do Governo do Maranhão e SEBRAE-MA.

Já o Conecta Sindicatos é uma iniciativa do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN), da FIEMA. O objetivo é aprimorar o cenário sindical e fomentar discussões de relevância no setor industrial, além de aperfeiçoar as relações entre os dirigentes sindicais, incentivando o compartilhamento de boas práticas de gestão e a promoção de um intercâmbio sindical. O Conecta Sindicatos ainda debate ideias transformadoras que apoiem os líderes sindicais no desafio de construir um sindicato mais representativo e com maior capacidade de atuação, sustentável e que atenda às necessidades da indústria do futuro.

O Manual do Sindicato Empresarial é uma publicação simplificada que oferece orientações essenciais sobre fundamentos legais, normativas, estatuto social e outras pautas para a administração eficiente das entidades ligadas à atividade industrial do Maranhão.

O Projeto Inova Sindicatos é uma iniciativa estratégica que visa impulsionar a inovação e a competitividade na indústria maranhense. Conduzido pelo Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da FIEMA, em parceria com o SEBRAE-MA e executado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), o projeto se destaca pelos eixos de atuação nas Cadeias Produtivas, Gestão Estratégica, Ecossistemas e Gestão Inovadora.